Segundo a Prefeitura de Rondonópolis, a escassez de chuvas tem prejudicado os setores do agronegócio e a agricultura familiar.

O município de Rondonópolis, decretou situação de emergência para os próximos três meses. O decreto foi publicado pela prefeitura na segunda-feira (5) após o período de estiagem que atinge o município pelo regime irregular de chuvas.

Segundo a Prefeitura do município, a escassez de chuvas tem prejudicado os setores do agronegócio e a agricultura familiar.

A solicitação pelo decreto foi feita pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, e pela Assessoria Especial de Segurança Pública e Defesa Civil (GASP) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com o presidente do Sindicato, Lucindo Zamboni Júnior, a situação da estiagem vem afetando os produtores rurais no município e o decreto publicado pela Prefeitura de Rondonópolis é o primeiro passo para que o setor possa minimizar os efeitos climáticos na produção agrícola da região.

“Com este decreto, toda a cadeia produtiva atingida pela forte estiagem poderá ir até as instituições financeiras para buscar a renegociação de suas dívidas, além de ser beneficiada com as ações e recursos do Governo Federal”, disse.

Após o decreto, todos os órgãos municipais vão atuar sob a coordenação da defesa civil, nas ações de resposta ao desastre e de reconstrução do cenário.

Lucindo Zamboni ainda orienta que produtores que estiverem com dúvidas ou quiserem mais esclarecimentos sobre o que reflete no setor o decreto municipal de situação de emergência, busquem atendimento no escritório do Sindicato Rural no Parque de Exposições.

Via | G1 Foto | Arquivo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)