Objetivo é oferecer crédito subsidiado e qualificação para que beneficiários de programas sociais se formalizem como Microempreendedores Individuais e aumentem a renda familiar

Os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França, reuniram-se nesta quinta-feira (18/01) para tratar de parcerias para promover o empreendedorismo no País.

O MDS tem ações de inclusão socioeconômica de pessoas beneficiárias dos programas sociais. “O ministro Márcio França, com toda sua experiência cuida dessa missão dada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que é cuidar da organização dos empreendedores, do empreendedorismo no Brasil, com o foco nos pequenos. Hoje, estamos entregando o plano de gestão para a redução da pobreza, um diagnóstico feito a partir do Cadastro Único”, revelou Wellington Dias, ao referir-se à estratégia que visa a inserir um milhão de pessoas no emprego ou empreendedorismo até 2025.

“O presidente Lula encomendou que a gente pudesse identificar, dentre essas pessoas que recebem o Bolsa Família, que são milhões, aquelas que empreendem, para que virem Microempreendedor Individuais (MEIs) subsidiados pelo Governo Federal, para poder pegar um empréstimo barato e conseguir, de verdade, empreender, gerar emprego, que é o que todo mundo quer”, disse Márcio França.

Em 2023, o MDS avançou nas ações de inclusão socioeconômica, como forma de gerar oportunidades de trabalho e independência financeira para as pessoas inscritas no Cadastro Único. Foram feitas parcerias com órgãos da administração federal, estados e municípios. Empresas públicas e privadas foram chamadas a oferecer vagas de trabalho, assim como o Sistema S e organizações não governamentais.

“Estamos acertando essa integração do nosso Cadastro Único com o cadastro das empresas, dos empreendedores do Brasil, para garantir a condição de trabalharmos juntos, dar as mãos a um conjunto de empreendedores formais ou informais que precisam de apoio para que a gente, com isso, possa elevar a renda deles”, prosseguiu o titular do MDS.

A pasta criou 65 instrumentos para facilitar a oferta de vagas de emprego, cursos de qualificação profissional e ações de empreendedorismo. Até dezembro do ano passado, foram geradas, por meio dessas parcerias, 13.792 vagas de emprego e contratados 5.842 trabalhadores inscritos no CadÚnico, sendo 2.541 beneficiários do Programa Bolsa Família.

WhatsApp Image 2024-01-18 at 18.44.03.jpegFoto: Roberta Aline/ MDS

Via | Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) Fotos | Roberta Aline – MDS

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)