O intercâmbio é uma inciativa que promove a inclusão de estudantes de todas as regiões do País e de grupos vulneráveis, em linha com a Agenda 2030 da ONU

A partir de 2 de maio, estudantes de graduação ou pós stricto sensu em Administração, Ciência da Computação, Ciência Política, Direito, Economia, Engenharia Elétrica, Matemática e Probabilidade e Estatística poderão se inscrever na seleção da primeira edição do Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed). O intercâmbio compreenderá a participação em palestras e atividades de imersão orientada junto às diversas áreas do órgão regulador de telecomunicações, programadas para ocorrerem no mês de julho de 2024.

O Programa, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) através do seu Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), selecionará 20 estudantes, 12 de graduação e 8 de pós-graduação stricto sensu . Do total, 25% das vagas são destinadas à mitigação de vulnerabilidades crônicas na sociedade brasileira. Além da distribuição por Regiões, critérios específicos de seleção por raça, gênero e outras condições específicas serão levados em consideração. São três vagas destinadas a pessoas pretas ou pardas, uma vaga destinada a pessoas com deficiência e uma vaga para mulher chefe de família monoparental com pelo menos um filho menor de seis anos de idade na data da publicação do Edital; indígena; ou vítima de violência doméstica ou sexual.

Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, “com as rápidas mudanças na conectividade, nas quais plataformas e ecossistemas digitais ganham cada vez mais relevância, a Anatel atua com foco específico na digitalização da sociedade. Iniciativas inovadoras como o P@ed são alavancas fundamentais para conscientização e segurança digital”.

Conforme o Edital, para a seleção o candidato deverá apresentar carta de motivação e terá o currículo na Plataforma Lattes analisado pela Comissão Organizadora. Ele deverá também entregar dissertação com o tema “Como a economia comportamental poderá auxiliar na modelagem regulatória da comunicação digital no Brasil?”.  As dissertações não poderão ser elaboradas com o uso de Inteligência Artificial Generativa. Não se espera que o candidato esgote o assunto, mas que seja mostrada capacidade de pesquisa, pensamento crítico, foco e exposição clara de ideias.

Equidade de Gênero – A seleção dos candidatos observará a equidade de gênero e, como novidade, todas as referências bibliográficas recomendadas têm participação autoral feminina.

O conselheiro diretor da Anatel e presidente do Ceadi, Alexandre Freire, salientou que “a inclusão de referências bibliográficas de mulheres em processos seletivos públicos é relevante para promover uma perspectiva mais equitativa e abrangente no conhecimento. Valorizar a produção intelectual feminina não apenas enriquece o debate acadêmico, mas também reconhece a diversidade de vozes e experiências que historicamente foram subestimadas. Ao incorporar obras de autoras, proporcionamos uma visão mais completa e plural, desafiando estereótipos e contribuindo para um entendimento mais holístico das questões. Essa prática não apenas destaca a relevância da produção intelectual feminina, mas também impulsiona a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa, refletindo a riqueza da diversidade de perspectivas”. A indicação bibliográfica está disponível no Portal da Anatel .

Freire destacou, ainda, que a Comissão Organizadora igualmente é pautada pela promoção da equidade de gênero, composta paritariamente por mulheres e homens, em atendimento às políticas de promoção de equidade de gênero em desenvolvimento na Anatel. “Trata-se de um programa inédito na Anatel e o seu Edital encontra-se alinhado com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que serviu de norte para a concepção do projeto e possui disposições voltadas à promoção da igualdade na sociedade brasileira”, afirmou. Freire foi designado pelos membros do Conselho Diretor da Anatel como responsável pelo tema dos ODS da Agenda 2030 da ONU e é membro titular do Ministério das Comunicações na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), instituída pelo Decreto nº 11.704, de 14 de setembro de 2023.

Inscrições

As inscrições para as 20 vagas do intercâmbio serão recebidas entre as 07:00h do dia 02 de maio das 2024 às 23:59h do dia 24 de maio de 2024, e abrangem as seguintes áreas do conhecimento: Administração, Ciência da Computação, Ciência Política, Direito, Economia, Engenharia Elétrica, Matemática e Probabilidade e Estatística.

Para intercambistas com residência fora de Brasília, a Anatel custeará o transporte de ida e volta entre a cidade mais próxima à residência do intercambista com aeroporto e Brasília, bem como arcará com as diárias correspondentes ao período das atividades presenciais, cujos valores obedecerão à legislação em vigor.

O Edital do Intercâmbio pode ser acessado diretamente clicando aqui . Para maiores esclarecimentos sobre o P@ed, os interessados podem encaminhar e-mail a “ceadi@anatel.gov.br”.

Via | Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)