Previsibilidade e planejamento trazem mais conforto para os pequenos


As férias escolares chegaram, proporcionando às crianças vários dias de tempo livre. Esse período oferece uma oportunidade única para as famílias desfrutarem ainda mais da companhia dos pequenos. No caso das crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), alguns cuidados, dicas e sugestões podem tornar esse momento ainda mais divertido, feliz e prazeroso.

“As férias são um momento primordial para que a criança passe mais tempo com cuidadores ou outras pessoas a quem ela não tem tanto acesso”, explica a Head de Operação Clínica da Genial Care, healthtech multidisciplinar para tratamento da criança com autismo, Thalita Possmoser “Além disso, é também um período para explorar e estimular os interesses e vontades da criança”, complementa.

Contudo, a psicóloga da Genial Care destaca a importância de os cuidadores reconhecerem que a interrupção nas atividades escolares e a alteração na rotina podem causar desconforto à criança. Portanto, é crucial que as interações com a criança sejam cuidadosamente planejadas e executadas com a devida atenção.

“Uma dica importante que os cuidadores devem ter em mente é sobre o planejamento da rotina, considerando as particularidades da criança. É possível aproveitar situações em que a criança pode se expor a diferentes estímulos, desde que respeitando suas sensibilidades e cuidando para que ela tenha maior previsibilidade do que pode acontecer, além de ter estratégias fáceis para auxiliar na autorregulação, caso algo saia do esperado”, ressalta Thalita.

A seguir, a especialista indica cinco atividades para aproveitar melhor as férias com as crianças, confira!

1) Atividades sensoriais

Atividades com massinha e argila podem ser uma escolha adequada, desde que a criança demonstre interesse e não se sinta desconfortável. Explorar jardins sensoriais, desfrutar de piscinas aquecidas ou de bolinhas também são opções interessantes.

2) Cozinhando em família

Que tal envolver a criança na preparação das refeições? É viável transformar esse momento em algo divertido ao propor brincadeiras que envolvam a adivinhação de sabores. Por exemplo, a criança pode fechar os olhos e tentar identificar qual alimento está provando ou reconhecendo o sabor específico, como doce, salgado ou azedo. É importante sempre considerar as preferências das crianças na escolha dos alimentos, mas essa abordagem pode ser uma maneira excelente e divertida de introduzir novos sabores e texturas. Também adaptar receitas para imagens, para que a criança consiga exercitar a autonomia e coordenação no preparo supervisionado.

3) Passeios ao ar livre

Parques, praças, jardins e praias oferecem uma excelente alternativa, proporcionando uma variedade de estímulos visuais, táteis e auditivos, além do contato direto com a natureza. Permita que a criança explore esses ambientes conforme suas habilidades e interesses.

4) Passeios culturais

Crianças interessadas em arte, ciências e outras atividades culturais podem encontrar diversão e entretenimento ao visitar museus, centros culturais e estações de ciência. É uma excelente oportunidade, levando em consideração os limites individuais de cada criança.

5) Interação com animais

A interação entre crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e animais promove a expressão afetiva e a manifestação de emoções. Além de interagir com os animais de estimação da família e amigos, a visita a locais como aquários e sítios pode ser extremamente enriquecedora para as crianças, sempre considerando, é claro, o limite individual dos pequenos.

“Cada criança é única, e é muito importante respeitar os limites e as experiências de cada uma. É fundamental levar em consideração os gostos e escolhas dela na hora de decidir quais atividades realizar durante as férias. Além disso, o ideal é planejar qualquer uma das atividades com antecedência, comunicando à criança quais são os planos, o que ela vai encontrar, mostrando imagens relacionadas à atividade e reforçando o quanto será divertida a experiência”, conclui Thalita.


______

Genial Care

Genial Care é a maior Rede de cuidado de saúde atípica da América Latina especializada no cuidado e desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e orientação de seus cuidadores, unindo tecnologia e embasamento científico, por meio de plataforma própria e intervenção integrada. Além disso, possui um modelo próprio de capacitação do time terapêutico, a Genial Care Academy, para garantir o rigor clínico e qualidade no tratamento, com o objetivo de transformar a vida das famílias que convivem com autismo no Brasil para que toda criança atinja seu máximo potencial. Site / YouTube / Instagram / Facebook / LinkedIn

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)