A falta de chuva que comprometeu o plantio da oleaginosa está afetando a janela da safrinha de milho. Produtores que optarem pelo cultivo da fibra, além de diversificar a produção, podem ter melhor retorno financeiro, principalmente com o auxílio da biotecnologia

Com o atraso na semeadura da soja nas principais regiões produtoras do Brasil devido à falta de chuvas, a janela de plantio do milho safrinha a cada dia que passa está mais estreita, fazendo com que os produtores rapidamente revejam suas estratégias para o próximo ciclo. Com essa situação, o cultivo de algodão ganha força, principalmente diante da expectativa de maior rentabilidade da cultura em comparação ao milho.

Diante deste cenário, o agricultor que optar por ampliar área de cultivo de algodão, tem mais um grande aliado: o Smartgran, único condicionador biológico de solo registrado pelo Mapa, que visa maximizar a atividade biológica e enzimática, melhorando o aspecto agronômico do ambiente de produção. O produto que possui a tecnologia exclusiva Smartbac, as bactérias inteligentes da Superbac, empresa pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia, tem comprovado sua eficiência também nas lavouras de algodão.

Segundo o engenheiro agrônomo Lucas Gelonezi Fernandes de Andrade, gerente comercial Mato Grosso da Superbac, em ensaios iniciados em janeiro deste ano, nas praças produtivas de Sorriso/MT e Luiz Eduardo Magalhães/BA, o produto apresentou grandes resultados. Nessas áreas a estratégia foi fazer o comparativo do manejo de adubação padrão do produtor com o tratamento Superbac.

O manejo consistiu em apenas adicionar uma aplicação com o Smartgran a lanço ou na linha de semeadura na adubação padrão da fazenda. “Além do aspecto visual, vigor de planta e a uniformidade da área, observamos uma elasticidade muito grande nos resultados, onde obtivemos um incremento médio de 15,7 arrobas por hectare, o que corresponde a 6,2% em produtividade”, destacou “Embora a nossa base de dados na cultura ainda seja recente, as performances iniciais nos deixam bastante otimistas. Os estudos têm se comprovado também em outras culturas, como na soja e no milho, onde nossa base de resultados é mais extensa”, completou.

O cultivo de algodão chama a atenção, pois é uma cultura de alto investimento e demanda muita tecnologia. E com isso, poder agregar mais uma ferramenta disruptiva no manejo do produtor e assim permitir alcançar melhores produtividades, de forma rentável e sustentável. “A Superbac tem olhado com muito carinho este mercado e queremos difundir ainda mais nossas biotecnologias principalmente em Mato Grosso”, reforça o especialista.

Mais detalhes da solução

O Smartgran é composto por uma matriz orgânica de elevada qualidade, combinada a um blend sinérgico de bactérias que atuam no solo, maximizando sua atividade biológica e enzimática, melhorando a qualidade agronômica do solo. Dentre os diferenciais da solução, podem se destacar um arranque mais rápido das culturas e melhor estabelecimento de plantas. Além disso, o melhor enraizamento auxilia numa maior tolerância a estresses abióticos e plantas com maior vigor.

Com a biotecnologia Smartbac, o agricultor consegue observar e medir a saúde do solo por meio de análises enzimáticas, em especial a Arilsulfatase e Betaglicosidase, envolvidas no ciclo do enxofre e do carbono, na qual indicam uma maior qualidade do solo. Além de ser uma ferramenta importante no aumento da biodiversidade do solo, o Smartgran ainda confere o diferencial do melhor aproveitamento dos macros e micronutrientes, aumentando sua eficiência na absorção de nutrientes, que consequentemente irá resultar em uma melhor performance das culturas.

Sobre a Superbac

Fundada em 1995, a Superbac é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia e detentora da mais moderna biofábrica da América Latina, onde atuam mais de 70 pesquisadores. Líder em bioinovação e referência na substituição de processos produtivos, ela é provedora de soluções sustentáveis e economicamente viáveis, formulando blends específicos de microrganismos e potencializando seus efeitos para solucionar demandas nos mais diferentes segmentos, como: agricultura, saneamento, óleo & gás, bens de consumo, farmacêutico, cosméticos e alimentação humana e animal.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)