Militares estavam em um carro de luxo quando atiraram em quatro homens em situação de rua, resultando na morte de dois. A polícia investiga o caso como crime de ódio.

O policial militar Cássio Teixeira Brito foi preso pelo Comando Regional de Rondonópolis, nesta sexta-feira (29), suspeito de estar envolvido na morte de dois homens em situação de rua. De acordo com a Polícia Civil, também foi expedido um mandado de prisão contra o policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Elder José da Silva, suspeito de estar envolvido no duplo homicídio.

O caso ocorreu em frente ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), em Rondonópolis, nessa quarta-feira (27), e vitimou Thiago Rodrigues Lopes, de 37 anos, e Odinilson Landvoight de Oliveira, de 41 anos. Outros dois homens na mesma situação ficaram feridos.

Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso disse que instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) pela Corregedoria-Geral contra os dois militares envolvidos em homicídios. Segundo a PM, a arma de fogo do policial não foi encontrada com ele, que alegou extravio, e uma sindicância foi instaurada.

“A PMMT reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência e atos ilícitos praticados por membros da corporação e que todas as medidas cabíveis para punição dos envolvidos serão tomadas”, diz.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Thiago Garcia Damasceno, a investigação apurou que, desde o começo, foi possível saber que a autoria partiu de uma dupla, já que, conforme testemunhas, o carona do veículo teria passado a arma para o motorista. No mesmo dia do crime, um dos policiais deu entrada em um hospital de Rondonópolis com um ferimento na perna, causado por arma de fogo.

“Conseguimos a placa do veículo e estamos rastreando para comprovar que esse veículo foi de fato utilizado pelo Cássio, que foi preso. Parece ter sido um crime de ódio, porque não houve uma motivação inicial, a gente acredita que foi simplesmente por ódio, já que foi de forma aleatória. Não tinha um alvo específico, eles efetuaram disparos em outras regiões na busca de outras vítimas”, contou.

O coronel geral Alexandre Côrrea Mendes disse que o policial Elder deixou a cidade de Rondonópolis com destino a Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a Polícia Militar de Mato Grosso está com equipes mobilizadas para capturá-lo.

A Polícia Civil comunicou que a prisão de Teixeira ocorreu assim que a PM foi informada sobre a expedição dos mandados contra os dois oficiais. O policial estava no Comando Regional, fazendo troca de plantão, quando foi preso.

Nesta manhã, a polícia havia divulgado que os dois soldados estavam sendo investigados pela suspeita de envolvimento na morte de Thiago e Odinilson.

Entenda o caso

Na madrugada de quarta-feira (27), a Polícia Militar recebeu um chamado por volta das 03h47 para responder a relatos de tiros nas proximidades do Centro POP. O vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que quatro homens em situação de rua são baleados. Os militares estavam em um carro de luxo quando atiraram. A polícia investiga o caso como crime de ódio.

Segundo relatos de testemunhas à polícia, dois homens em um veículo de cor verde-escuro passaram pelo local efetuando disparos e fugiram na direção da Vila Canaã.

Conforme o boletim de ocorrência, pouco tempo depois, a equipe policial foi acionada novamente, sendo informada sobre outro homem baleado na entrada da vila para onde o carro teria se dirigido.

Via | G1 Foto | Arquivo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)