Ingredientes presentes nas receitas de fim de ano tornam-se parte do cardápio brasileiro diário e tem sido cada vez mais fácil encontrá-los em supermercados, casas de produtos naturais, feiras e empórios.

Comumente presente em comemorações natalinas e de ano novo, as frutas desidratadas como o damasco, tâmaras, ameixas, uva-passa e oleaginosas, como a castanha do Pará, de caju, nozes, amêndoas, avelãs e pistache, felizmente ganhou destaque no paladar diário do brasileiro. 

Em tempos atrás, esses produtos ficavam apenas disponíveis nos supermercados e lojas específicas apenas nessa época do ano, porém com a alta demanda e com a fama dos benefícios proporcionados por essas belezuras, estes produtos estão facilmente disponíveis nos supermercados, casas de produtos naturais, feiras e empórios independente da época.

Edmar Mothé, CEO e fundador da rede de franquias Bio Mundo, conta que a demanda nesta época do ano ainda é superior à dos meses anteriores, porém a busca por esses produtos em loja tem sido comum. “Era comum que esses produtos tivessem alta nas festas de fim de ano. O nosso granel sentiu o impacto neste ano com o aumento das vendas de produtos saudáveis e que antes eram totalmente sazonais. O granel é um dos carros chefes da casa, somente ele é responsável por mais de 20% do faturamento mensal da rede. Isso comprova a grande adesão do público por essa modalidade,” afirma.

As oleaginosas são ricas em gorduras “boas” e constituem uma excelente fonte de ômegas 3, 6 e 9. “Essas sementes são essenciais para o correto funcionamento do organismo e ainda auxiliam no controle do colesterol, principalmente na redução do colesterol ruim (LDL)”, conta Fernanda Larralde, especializada em Nutrição Esportiva, Saúde da Mulher e Fitoterapia, formada em Coaching Nutricional e  palestrante, ao afirmar que além dessas propriedade, as oleaginosas possuem proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio e elementos com propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

Já as frutas secas são também excelentes fontes de vitaminas, ajudando a regularizar o funcionamento do organismo. “As frutas secas são excelentes fontes de energia. Quando consumido após as refeições, o abacaxi desidratado auxilia na digestão. Já a ameixa é rica em fibras insolúveis que auxilia na obstipação intestinal. O damasco desidratado é rico em vitamina A, B1 e C. A uva-passa, por sua vez, é uma excelente fonte de potássio. Outra saborosa e excelente opção é a tâmara, com suas vitaminas do complexo B, auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL), dilata as veias do coração e ajuda na reposição de hormônios femininos”, continua Larralde.

Outra grande vantagem das frutas secas e oleaginosas reside na validade, já que algumas podem durar até seis meses e não necessitam de refrigeração. Além disso, não ocupam espaço na bolsa e podem ser guardadas na gaveta do escritório. Com tudo isso, que tal unir estas duas categorias de alimentos e criar um mix? Um bom exemplo pode ser damasco, ameixa, tâmara, castanha do Pará, nozes e avelãs. Mas, atenção, não vale exagerar, sobretudo nas frutas secas porque têm o açúcar mais concentrado ou encher a cara de pistache enquanto toma cerveja com os amigos. Além disso, fique longe das versões salgadas ou adoçadas e prefira as versões in natura.

E com a fama desses produtos, a Bio Mundo detém atualmente o maior granel disponível do Brasil com mais de 300 itens. Todas as unidades espalhadas pelo país possuem o portfólio mais completo para proporcionar saúde, bem-estar e acessibilidade, com um mix de itens incluindo produtos diet, light, integrais, veganos, funcionais, sem glúten, sem lactose, suplementos vitamínicos e esportivos. São mais de 3 mil produtos em prateleira e as marcas próprias direcionadas que podem complementar a mesa do brasileiro.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e “faziam parte” do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil em apenas 8 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)