A rota mais recomendada pelas autoridades de Mato Grosso passa por Campo Verde. Nessa rota, o trajeto é asfaltado, soma dois pedágios e aumenta de 66 km para 207 km de distância.

A região do Portão do inferno, na MT-251, está interditada para veículos de carga por tempo indeterminado desde quarta-feira (13), após recentes deslizamentos no trecho que liga Cuiabá e Chapada do Guimarães, a 65 km da capital. Com isso, motoristas e turistas buscam rotas alternativas para chegar até o município.

A rota mais recomendada pelas autoridades de Mato Grosso passa por Campo Verde. Nessa rota, o trajeto é asfaltado, soma dois pedágios e aumenta de 66 km para 207 km de distância.

Outra rota alternativa encontrada pelos motoristas passa por uma estrada não asfaltada pelo distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Por essa rota, são 116 km ao todo, sendo 32 km por estrada de terra com muita poeira, areião e pontos com atoleiro. O acesso é pela MT-251, na rotatória, saída para Manso, na MT-351.

O Batalhão de trânsito não orienta utilizar a rota que passa por Água Fria, pela falta de asfalto — Foto: Google Maps

O Batalhão de trânsito não orienta utilizar a rota que passa por Água Fria, pela falta de asfalto — Foto: Google Maps

O Batalhão de trânsito não orienta utilizar a rota que passa por Água Fria, pela falta de asfalto.

🚧Deslizamentos

Na quinta-feira, o Governo de Mato Grosso decretou situação de emergência na região do Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. A região registrou dois deslizamentos de rochas em menos de 24 horas.

Na tarde de segunda-feira (11), motoristas que passavam no local gravaram parte das rochas caídas na pista. À noite, outro vídeo mostra policiais atuando na liberação da via, bloqueada por outro deslizamento.

🚩Risco apontado em relatório

Pontos 7, 8 e 9, considerados os os mais críticos, segundo relatório — Foto: Azambuja Engenharia e Geotecnia

Pontos 7, 8 e 9, considerados os os mais críticos, segundo relatório — Foto: Azambuja Engenharia e Geotecnia

De acordo com um ofício feito pela Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), foi constatado risco de deslizamento desde 2021.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner de Mello (MDB), disse que entende que a faixa de domínio é de uso comum da população e solicita junto ao ICMBio a liberação de uma medida judicial para garantir que o estado cuide da rodovia e permita que o trânsito flua de forma segura e contínua.

“O acesso de ligação do município de Chapada dos Guimarães com a capital é pela MT-251 passando pelo Portão do Inferno. Precisamos de uma resposta do ICMBio para não prejudicar a economia e o turismo de Chapada, além dos municípios vizinhos do sul e do leste mato-grossense”, disse.

Via | G1 Foto | Sinfra-MT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)