O espaço foi aberto na manhã desta quarta-feira (6), dobrando a capacidade
da Cooperativa Médica para o acolhimento de pacientes com TEA  

Um novo espaço promete revolucionar o tratamento do autismo em Mato Grosso, construído pela Unimed Cuiabá para acolher todos os níveis de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Nesta quarta-feira (6), a Cooperativa Médica inaugurou sua Unidade Multidiscliplinar de Terapias Especiais, com novidades no tratamento de transtornos globais do desenvolvimento, por meio da música (musicoterapia), das sensações (jardim sensorial) e da repetição (casa terapêutica).  

“O crescimento exponencial dos casos de TEA nos últimos anos, impôs a necessidade de ampliar o atendimento, que é sempre multidisciplinar. Assim nasceu este empreendimento, pensado e equipado com o que há de mais moderno no mercado, além de 20 consultórios que ajudam a posicionar a Unimed Cuiabá como referência neste tipo de tratamento”, explica o diretor-presidente da Cooperativa, Dr. Carlos Bouret.  

Segundo ele, trata-se da primeira clínica em Cuiabá a utilizar protocolo nível padrão ouro, com núcleo de acolhimento e psicologia também para os pais, influindo positivamente na jornada do paciente, além de incentivar o treinamento parental com a realização de oficinas e grupos terapêuticos. Para os pequenos, a unidade oferece circuito de rotina completo, com atividades corriqueiras como escovar os dentes, manejar os alimentos e identificar os perigos da cozinha.  

As salas são adaptadas para que os pais acompanhem as terapias de perto, sem interferir no ambiente interno, graças aos vidros refletivos nas portas e sistema de áudio e vídeo instalado nos espaços. “Isso taz segurança aos familiares. São detalhes pensados para acolher, incluindo móveis em madeira, cantos arredondados e cores que acalmam”, detalha a superintendente de Recursos Próprios da Unimed Cuiabá, Eliane Winter.  

Toda jornada começa no Núcleo de Avaliação de Diagnóstico e Evolução Terapêutica, composto por pediatra com formação em neurologia infantil e psicólogo especialista em Análise do Comportamento Autista (ABA), responsáveis por um plano terapêutico personalizado para cada paciente. A equipe multidisciplinar é formada ainda por psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicomotricista e terapeutas ocupacionais, somando mais de 50 profissionais.  

Projeto Sustentável – A arquitetura também impressiona, assinada pela cuiabana Adriana Bussik. São 1.443 m2 de área construída, em terreno de 4.000 m2, com dois prédios abrigando o núcleo de Terapias Especiais e ainda o núcleo de Fisioterapia, a ser inaugurado ainda este ano. Na área externa, o projeto preservou árvores já existentes, tem piso drenante para maior permeabilidade do solo, e armazenamento de água da chuva para irrigação do jardim e limpeza do calçamento. 

Serviço – A Unidade Multidisciplinar de Terapias Especiais é um espaço exclusivo para clientes do Sistema Unimed, localizada na Rua Cel Benedito Leite, s/n, ao lado do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, região Centro-Sul de Cuiabá. Funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 19h. Informações e agendamento pelo telefone (65) 3612-8862 ou WhatsApp (65) 99984-3210 

Via | Assessoria Fotos | divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)