Especialista alerta sobre composições nocivas para a saúde das unhas e do corpo

Os esmaltes são itens de beleza populares, utilizados para aprimorar a aparência das unhas. No entanto, muitos desconhecem os perigos que podem estar escondidos nas cores brilhantes e na elegância que esses produtos proporcionam. É fundamental fazer escolhas criteriosas ao selecionar os itens, uma vez que alguns contêm componentes maléficos em suas fórmulas, que podem afetar a saúde do usuário.

“É essencial que os consumidores estejam conscientes da importância de ler atentamente os rótulos das embalagens de esmaltes antes de fazer uma compra”, explica Julinha Lazaretti, bióloga e cofundadora da Alergoshop, marca referência no desenvolvimento de cosméticos hipoalergênicos. “A qualidade dos produtos que escolhemos para cuidar de nossas unhas não deve ser subestimada, pois a saúde das unhas e da pele pode estar em jogo”, acrescenta.

A linha de esmaltes da marca, por exemplo, tem mais de 30 opções de cores no catálogo e é 24-FREE, ou seja, livre de 24 componentes prejudiciais à saúde humana. Essa iniciativa é uma garantia de que, ao escolher um esmalte, os consumidores estão tomando medidas proativas para proteger sua saúde.

No entanto, a busca por produtos seguros e de qualidade não para por aí. A rede introduziu recentemente o SensiNail, um complexo exclusivo desenvolvido para melhorar ainda mais a experiência do usuário. O componente não apenas garante uma aplicação suave e duradoura, mas também apresenta propriedades de hidratação, fortalecimento, proteção, resistência e auxilia na recuperação de unhas danificadas, reduzindo a sensibilidade cutânea.

Diante desse cenário, a especialista Julinha compartilhou dicas essenciais sobre os principais componentes a serem evitados em esmaltes e seus potenciais danos. Afinal, a escolha consciente e informada é a chave para manter unhas saudáveis e bonitas, sem comprometer a saúde.

Bisfenol A

O componente possui a capacidade de imitar hormônios no corpo humano, agindo como um disruptor endócrino. Esse fenômeno representa uma ameaça considerável à saúde, uma vez que desregula o equilíbrio hormonal do organismo. A exposição a Bisfenol A por meio de esmaltes pode resultar em efeitos adversos, como distúrbios hormonais, desequilíbrios endócrinos e uma série de problemas relacionados à saúde, incluindo complicações no desenvolvimento, riscos à fertilidade e potenciais impactos em doenças crônicas.

Formaldeído

O formaldeído é altamente prejudicial quando presente em esmaltes. Essa substância química é conhecida por sua toxicidade e irritação potencial, uma vez que pode liberar vapores tóxicos durante a aplicação e secagem dos esmaltes. A exposição prolongada ao formaldeído pode resultar em uma variedade de problemas de saúde, incluindo irritação dos olhos, nariz e garganta, além de problemas respiratórios. No entanto, o risco mais alarmante associado ao formaldeído é o seu potencial carcinogênico, o que significa que a exposição repetida a esse composto químico está relacionada ao desenvolvimento de câncer.

Tolueno

O tolueno é outro componente prejudicial quando encontrado em esmaltes. Este solvente químico, comumente utilizado em tintas, vernizes e colas, representa uma ameaça à saúde quando inalado ou absorvido pela pele. A exposição ao tolueno pode causar danos ao sistema nervoso central, levando a sintomas como tontura, dor de cabeça e confusão. Além disso, a inalação contínua de vapores de tolueno pode afetar a saúde respiratória, causando irritação nos pulmões e aumentando o risco de problemas respiratórios mais graves.

Xileno

Esse solvente químico é frequentemente utilizado em produtos industriais, tintas e vernizes. A exposição ao xileno pode causar irritação dos olhos, nariz e garganta e esses sintomas já são preocupantes. No entanto, o que torna o xileno ainda mais alarmante é o seu potencial de afetar o sistema nervoso central. Pessoas que têm contato frequente com o xileno podem experienciar sintomas como tontura, náusea, dor de cabeça e confusão, indicando problemas neurológicos.

Ftalatos

Os ftalatos, quando presentes em esmaltes, representam uma séria ameaça à saúde, por estarem associados a riscos à saúde reprodutiva e ao desenvolvimento humano. A exposição contínua a ftalatos pode resultar em desequilíbrios hormonais, afetando a fertilidade e, ao mesmo tempo, interferindo no desenvolvimento normal de órgãos e sistemas do corpo.

Sobre a Alergoshop:

Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede atua há 30 anos no mercado e é líder no país para atender as necessidades das pessoas sensíveis e com tendência a alergias. Conta com mais de 180 produtos em seu catálogo, livres de 95 substâncias agressivas para o nosso corpo. A marca é preferência comprovada pela opinião de médicos especialistas, com mais de 90% de aprovação, avaliada em 9,4. Saiba mais em: https://alergoshop.com.br/

Via | Assessoria Foto | Pexels

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)