Produtos tóxicos e ácaros são perigos invisíveis quando se trata da segurança em casa

A saúde e o bem-estar começam em casa e criar um ambiente doméstico saudável é fundamental para promover a qualidade de vida e isso não é só para quem sofre com alergias, afinal, viver num ambiente salubre faz bem para todo mundo.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), o principal alérgeno no Brasil é o ácaro da poeira domiciliar, causador de cerca de 80% das alergias respiratórias. Além de alérgenos como esse, poluentes internos e produtos de limpeza tóxicos também podem causar problemas.

Portanto, adotar hábitos e produtos que minimizem esses riscos tornou-se uma prioridade para muitos lares. Neste contexto, Julinha Lazaretti, sócia da Alergoshop, em parceria com médicos especialistas desenvolveu uma lista das principais com 95 substâncias alergênicas encontradas em itens de limpeza e cosméticos. Partindo dessa seleção, é essencial saber como evitar esses componentes e quais práticas podem ser adotadas no dia a dia para manter os cômodos confortáveis e seguros.

Confira maneiras de tornar sua casa um refúgio saudável, destacando hábitos e produtos que contribuem para a prevenção de alergias e irritações, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os seus habitantes.

  • Evite utilizar produtos com amônia ou cloro

Ao comprar um item para a limpeza do lar, é fundamental conhecer seus compostos e evitar aqueles que contêm substâncias como amônia e cloro, devido aos riscos que apresentam para a saúde e o meio ambiente. A amônia pode causar irritações nos olhos, pele e vias respiratórias, além de potencialmente produzir vapores tóxicos quando combinada com cloro. Produtos com cloro, como água sanitária, são perigosos se inalados ou ingeridos, podendo provocar irritações na pele e nos olhos e prejudicar o ambiente aquático.

  • Saiba escolher os itens adequados para a limpeza do lar

A leitura atenta dos rótulos dos produtos de limpeza é uma prática crucial na rotina doméstica. Essa ação não apenas fornece informações sobre como usar o produto de maneira eficaz, mas também oferece detalhes essenciais sobre possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente.

“É recomendável procurar produtos com ativos de origem vegetal e com o menor número de substâncias possível em sua fórmula. Quanto mais componentes são adicionados, maior é a chance de causar alergias” pontua a especialista Julinha. “Também recomendo que se evite utilizar produtos com pH alto, caracterizado por ser irritante. Itens com muitas fragrâncias não são boas opções, uma vez que pode levar a crises de rinite e dermatite”, completa.

Essa preocupação foi essencial para trazer nos produtos da Alergoshop fórmulas livres de 95 substâncias nocivas à saúde.

  • Cheque a umidade dos cômodos

“O controle adequado da umidade em ambientes domésticos desempenha um papel crucial na manutenção de um ambiente saudável e confortável. O excesso de umidade pode levar ao crescimento de mofo e ácaros, que são conhecidos por desencadear alergias e problemas respiratórios”, pontua Lazaretti. Para evitar esse cenário, é aconselhável investir em desumidificadores ou garantir uma ventilação adequada, permitindo a circulação de ar fresco em todos os cômodos. Além disso, verificar e reparar vazamentos em encanamentos, janelas e telhados é fundamental para prevenir a entrada indesejada de umidade.

  • Invista em produtos de qualidade

Saber escolher os produtos é de extrema importância para manter a casa limpa e protegida contra os perigos das alergias. Selecionar marcas de confiança e comprar itens que se adequem à necessidade determinada, é fundamental. Um exemplo é o Solução ADF Plus, da Alergoshop, desenvolvido para eliminar, repelir e controlar ácaros, fungos e bactérias, tornando o ambiente mais seguro e livre desses micro-organismos.

Além disso, destacam-se as capas antiácaro para colchões e travesseiros. Recomendadas no Consenso Mundial de Tratamento da Asma e Rinite, elas protegem contra ácaros e seus dejetos, reduzindo o uso de medicamentos e proporcionando uma qualidade de vida melhor, com noites de sono tranquilas e maior desempenho nas atividades diárias.

Sobre a Alergoshop:

Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede atua há 30 anos no mercado e é líder no país para entender as necessidades das pessoas sensíveis e com tendência a alergias. Conta com mais de 180 produtos em seu catálogo, livres de cerca de 95 substâncias agressivas para o nosso corpo. A marca é preferência comprovada pela opinião de médicos especialistas, com mais de 90% de aprovação, avaliada em 9,4. Saiba mais em: https://alergoshop.com.br/

Via | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)