O prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade da região dos residenciais Mathias Neves, Vila Rica, e Padre Lothar entre outros, assinou no final da manhã desta sexta-feira (6), a autorização para abertura do processo de licitação do projeto básico/executivo para construção da Escola Estadual Mathias Neves que será construída em parceria com o Governo do Estado e cuja responsabilidade de execução, acompanhamento e desenvolvimento, ficou a cargo do município.

Na verdade, esta escola é um sonho antigo daquelas comunidades que ansiavam por uma unidade escolar que atendesse a grande demanda de estudantes do ensino de 1º grau e médio.

O prefeito num acordo e parceria estabelecida com o governador Mauro Mendes repassou que o Governo do Estado custearia as obras e o município a gerenciaria, realizando os acompanhamentos técnicos durante a sua execução.

A obra que segundo o projeto, está orçada em R$ 10.942.212,30 e será custeada pelo governo de Mato Grosso, está localizada na Avenida Contorno Leste S/N, no Residencial Mathias Neves. Ela será dotada de vários blocos e 16 salas de aulas, bem como uma quadra poliesportiva coberta.

A obra terá um prazo de 12 meses após a conclusão da licitação e assinatura da ordem de serviço. Lembrando que o projeto básico/executivo, atende aos parâmetros exigidos pela normativa do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

ELOGIOU PÁTIO

Recentemente o secretário de estado de Educação, Alan Resende Porto esteve em Rondonópolis, lançando o programa do Governo do Estado ‘EduMotivação’ quando enalteceu a postura do prefeito José Carlos do Pátio, quanto às inúmeras parcerias com a gestão estadual, não apenas no segmento da educação, mas sobretudo, em diversos setores do desenvolvimento, incluindo a licitação já assinada da reforma da Escola Carlos Pereira Barbosa no Jd. Europa, bem como a reforma/ampliação de mais cinco unidades educacionais estaduais no município.

Na verdade, a construção da escola Mathias Neves, visa entre outras coisas, proporcionar aos estudantes de Rondonópolis, educação básica em um ambiente adequado e estruturado, garantindo segurança e educação de qualidade a todos, inclusive os que necessitam de atendimento especial, uma vez que no projeto, está presente toda a acessibilidade necessária para estes.

Conforme consenso sobre as propostas de parcerias, nele a educação é um direito constitucional e a obra da escola em epígrafe visa sobretudo, assegurar que todos tenham acesso a ela. O município de Rondonópolis está em constante desenvolvimento, e não será diferente com o setor da educação, cujo programa de universalização da educação infantil já está em curso, e com a presente parceria, as metas para a evolução e crescimento do setor educacional da cidade atingem outro nível.

ESTRUTURA

Na verdade a futura escola vai contar com com área total de 11.529,12m², sendo 3.176,74 m² de área construída. Ela terá uma grande estrutura física com vários blocos e 16 salas de aula; sala professores; w.c. para PCD masc. e fem; sala dos professores e coordenação; sala de arquivo; sala para diretoria; sala para secretaria; w.c. masc. e fem. (alunos); w.c. masc. e fem. (professores); laboratório de química; sala de apoio psicopedagógico; Ar. Did. Incluso, um Hall de entrada e circulação 1/2/3; e ainda uma quadra poliesportiva coberta.

Por ser tratar de um terreno com uma área consideravelmente grande, além do bloco padrão das salas de aula, refeitório e quadra poliesportiva, foram propostas áreas de convívio para os alunos, com bancos, mesas e paisagismo. A área do terreno também possibilitou a implantação de um estacionamento interno para carros, motos e bicicletário para atender aos alunos e funcionários da escola.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)