O prefeito Gustavo Melo (PSB) assinou convênio para oferta de cinco cursos técnicos através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) e da Escola Técnica Estadual. Os cursos são na área de enfermagem, segurança do trabalho, meio ambiente, agricultura e técnico em florestas.

A assinatura ocorreu na manhã desta terça-feira (18) com a presença do secretário adjunto de Estado de Educação Profissional e Superior, Edson Paulino de Oliveira, a superintendente da Seciteci de Rondonópolis, Leila Aoyama Souza, e o diretor institucional da Euca Energy, José Marcos de Andrade.

Com as primeiras articulações em julho deste ano, o prefeito Gustavo Melo destacou a rapidez da assinatura do termo de cooperação. “Isso mostra a preocupação e o comprometimento do Governo de Mato Grosso com os municípios do interior, pois é na ponta que os problemas se encontram. Estes cursos facilitará a inclusão no mercado de trabalho para os jovens e para as pessoas que não possuem formação”, pontua.

O secretário adjunto de Estado fala que o ato é o início de uma grande parceria e que será o pontapé para o desenvolvimento da cidade e região. “Foi uma iniciativa do prefeito, que tem trabalhado de uma forma espetacular. Inicialmente vamos ofertar vagas para atender a demanda para com o futuro da cidade que está prestes a receber um grande empreendimento. Não vamos deixar de atender as necessidades da região”, frisa.

Além da parceria entre município e Estado, os cursos também receberão apoio da empresa Euca Energy. De acordo com o diretor institucional, darão o suporte para que as atividades possam acontecer. “Parte dos cursos são voltados para Euca e para outras indústrias instaladas no município. Daremos o suporte nos laboratórios. O curso técnico hoje tem bastante empregabilidade, então é uma forma de o jovem ter acesso rapidamente ao mercado de trabalho”, diz.

A primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado, comemorou a parceria. “Fazer a diferença na vida das pessoas. Este é o nosso objetivo e por isso buscamos parcerias como estas, para que a nossa população tenha a oportunidade de ter a sua renda e uma profissão. Este é o papel do poder público e queremos agradecer ao prefeito Gustavo, ao governador Mauro Mendes pelo olhar e sensibilidade com Alto Araguaia”, finaliza.

Também participaram da assinatura, o chefe de Gabinete, Felipe Casaril, e o secretário de Finanças, Welton Vilela.

PREVISÃO DE INÍCIO – De acordo com a Sesiteci, o edital de lançamento está previsto para novembro, enquanto que as provas para o mês de dezembro.

Conforme a diretora da Escola Técnica de Rondonópolis, Leila Aoyama Souza, os cursos são gratuitos. “Todos os nossos cursos são gratuitos, pois é uma oferta do Governo do Estado, logo não tem nenhuma taxa. Haverá custos com algumas aquisições de apostilas”, complementa.

Entre os requisitos para os cursos, o estudante precisa ter no mínimo 16 anos, ter concluído ou estar cursando o segundo ano do ensino médio. Para os cursos técnicos de enfermagem e segurança do trabalho, é necessário no mínimo 17 anos.

Os cursos têm duração média de dois anos onde serão ofertados no período noturno. Já o curso de enfermagem pode chegar até dois anos e meio contando o período de estágio.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)