O resultado da prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1, já está disponível. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, no Sistema Revalida, as notas definitivas juntamente com os pareceres dos recursos sobre os resultados preliminares e os espelhos de correção das provas.

No total, 2.166 médicos formados fora do Brasil foram aprovados. Desde a última sexta-feira (30/09), os participantes aprovados deverão indicar no sistema do Exame, a universidade para revalidação do diploma, conforme a disponibilidade de vagas. Após a indicação e o agendamento junto à universidade escolhida, será necessário apresentar a documentação exigida nas instruções internas da instituição, que pode demandar documentos pessoais e acadêmicos, além do diploma de graduação original, que é obrigatório. A aprovação nas duas etapas do Revalida será reconhecida como demonstrativo de competências teóricas e práticas, compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas de medicina expedidos por universidades brasileiras. Desse modo, não há necessidade de executar procedimentos adicionais ou de complementação de créditos acadêmicos.

Exame

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade (saúde coletiva). As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa é condicionada à aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
Via | Gov.br com informações do Ministério da Educação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)