As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) fazem parte de um amplo conjunto de práticas de atenção à saúde, baseado em teorias e experiências de diferentes culturas, utilizadas para promoção da saúde, prevenção e recuperação, conforme definição da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

As PICS integram e complementam tratamentos convencionais, contribuindo para a identificação das causas e melhoria de sintomas que afetam o bem-estar das pessoas, inclusive para problemas crônicos de saúde. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode fazer uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, a partir da avaliação, indicação e condução de um profissional capacitado e, assim, ter acesso a um cuidado continuado, humanizado e integral da saúde.

Até abril de 2022, 5,8 mil estabelecimentos registraram oferta de alguma prática na Atenção Primária à Saúde (APS) e 4.207 municípios brasileiros possuíam registros de procedimentos com PICS. Entre 2019 e abril de 2022, mais de 7 milhões de procedimentos utilizando PICS foram registrados, entre os serviços da Atenção Primária e Atenção Especializada de média e alta complexidade.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) recomendou as PICS como abordagens de cuidado integral à população. Atualmente, a PNPIC recomenda a oferta de 29 PICS de forma integral e gratuita. Os atendimentos começam na APS, a principal porta de entrada para o SUS.

Entre as PICS ofertadas pelo SUS, a critério da gestão de cada estado e município, estão:

Apiterapia

Prática terapêutica utilizada desde a antiguidade para a promoção da saúde, a partir do uso de produtos derivados de abelhas – como apitoxinas, mel, pólen, geleia real e própolis.

Aromaterapia

Prática terapêutica que utiliza propriedades de óleos essenciais extraídos de vegetais para restabelecer o equilíbrio do organismo, visando à promoção da saúde física e mental.

Arteterapia

Prática milenar expressiva artística e visual, feita de forma individual ou em grupo, que atua como elemento terapêutico para a análise do consciente e do inconsciente, estabelecendo comunicação entre o indivíduo e o mundo externo por meio da pintura, colagem, modelagem, poesia, dança, fotografia, tecelagem, expressão corporal, teatro, sons, músicas, entre outros.

Ayurveda

Prática milenar indiana que utiliza técnicas como massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras, para prevenção, diagnóstico e cura, baseada em estudos do corpo, da mente e da alma.

Biodança

Prática expressiva corporal que promove vivências integradoras por meio da música, do canto, da dança e de atividades em grupo, buscando restabelecer a coordenação e o equilíbrio físico e emocional.

Análise bioenergética

Trabalha as emoções por meio da verbalização, da educação corporal e da respiração, utilizando exercícios para liberar as tensões do corpo e facilitar a expressão dos sentimentos.

Constelação familiar

Método psicoterapêutico que busca reconhecer a origem dos problemas e/ou alterações trazidas por cada pessoa, além de identificar o que está encoberto nas relações familiares para criar condições propícias para a compreensão, a cura e o crescimento individual.

Cromoterapia

Prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo.

Dança circular

Prática expressiva corporal ancestral, geralmente realizada em grupos, que utiliza a dança de roda (tradicional e contemporânea), o canto e o ritmo para favorecer a aprendizagem, a interconexão e a promoção da integração humana harmoniosa, visando o bem-estar físico, mental, emocional e social.

Geoterapia

Prática terapêutica natural que consiste na utilização de elementos da natureza como argila, barro, lamas medicinais, pedras e cristais, com o objetivo de amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais por meio dos diferentes tipos de energia e propriedades químicas desses elementos.

Hipnoterapia

Conjunto de técnicas de intenso relaxamento, concentração e/ou foco que permite ao indivíduo alcançar um estado de consciência aumentado, alterar diversas condições ou comportamentos indesejados, como medos, fobias, insônia, depressão, angústia, estresse e dores crônicas.

Homeopatia

Abordagem terapêutica de caráter holístico e vitalista, que enxerga a pessoa como um todo e cujo método terapêutico envolve três princípios fundamentais: lei dos semelhantes, experimentação no homem sadio e uso da ultra diluição de medicamentos. Os medicamentos homeopáticos da farmacopeia homeopática brasileira estão incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Imposição de mãos

Prática terapêutica secular que a partir do esforço meditativo realiza a transferência de energia vital (Qi, prana) por meio das mãos com intuito de restabelecer o equilíbrio do campo energético humano.

Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde

Abordagem terapêutica que integra as teorias e práticas da medicina moderna com conceitos específicos antroposóficos, que avaliam o ser humano a partir de três divisões distintas: trimembração (cabeça, corpo e membros), quadrimembração (corpo físico, corpo etérico, corpo astral e espírito) e biografia (história de vida). Atua de maneira integrativa e utiliza diversos recursos terapêuticos para a recuperação ou manutenção da saúde, conciliando medicamentos e terapias convencionais com outros específicos de sua abordagem.

Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma abordagem terapêutica milenar que utiliza como procedimentos diagnósticos a anamnese integrativa, a palpação do pulso, a inspeção da língua e da face entre outros; tem como procedimentos terapêuticos, acupuntura, ventosaterapia, moxabustão, plantas medicinais, práticas corporais e mentais e dietoterapia chinesa.

Meditação

Prática mental individual que consiste em treinar a focalização da atenção, a diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e no desempenho cognitivo, proporcionando maior integração entre mente, corpo e mundo exterior.

Musicoterapia

Prática integrativa conduzida em grupo ou de forma individualizada, que utiliza a música e/ou seus elementos para promover a comunicação, as relações, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, a organização, entre outros, com o objetivo de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo.

Naturopatia

Prática terapêutica que adota visão ampliada do processo de vida, saúde e doença e utiliza um conjunto de métodos e recursos naturais no cuidado e na atenção à saúde.

Osteopatia

Prática terapêutica que utiliza várias técnicas manuais para auxiliar no tratamento de doenças, tendo como exemplo a manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações) e o stretching (alongamento).

Ozonioterapia

Prática integrativa que auxilia na promoção da melhoria de diversas doenças por meio da aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias corporais, com finalidade terapêutica.

Plantas medicinais/Fitoterapia

Tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, voltada para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

Quiropraxia

Prática terapêutica, feita manualmente, que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das disfunções mecânicas do sistema neuromusculoesquelético e seus efeitos na função normal do sistema nervoso e na saúde geral.

Reflexoterapia

Utiliza estímulos em áreas reflexas (microssistemas e pontos reflexos existentes nos pés, mãos e orelhas) para auxiliar na eliminação de toxinas e no processo de relaxamento e sedação das dores.

Reiki

Utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital, com o objetivo de promover o equilíbrio energético necessário ao bem-estar físico e mental.

Shantala

Consiste em uma massagem para bebês e crianças, realizada pelos pais e/ou cuidadores, composta por uma série de movimentos que favorecem o vínculo entre eles e proporcionam inúmeros benefícios devido ao alongamento dos membros e da ativação da circulação.

Terapia Comunitária Integrativa

Prática terapêutica coletiva, de origem brasileira, que envolve os membros da comunidade numa atividade de construção de redes sociais solidárias para a promoção da vida e mobilização dos recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades.

Terapia de florais

Utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais.

Termalismo social/Crenoterapia

Consiste no uso da água com propriedades físicas, térmicas, radioativas, entre outras como agente em tratamentos de saúde.

Yoga

Técnica para controlar o equilíbrio entre corpo e mente, que associada à meditação, trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do indivíduo.

Onde encontrar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) denomina as PICS como Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), por serem baseadas em teorias e experiências de diversas culturas, sendo em muitos países a principal oferta de serviços à população, garantindo maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde.

Para saber quais municípios e/ou estabelecimentos ofertam Práticas Integrativas e Complementares em determinado estado brasileiro, acesse o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Via | Gov.br com informações do Ministério da Saúde. Foto | Ministério da Saúde
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)