Profissionais acreditam que uma haste do dispositivo anticoncepcional foi inserida muito profundamente e entrou em uma das veias da paciente, viajando através do corpo pela corrente sanguínea

Uma mulher portuguesa de 31 anos foi parar no hospital depois que seu implante anticoncepcional migrou de seu braço para seu pulmão esquerdo. A paciente não havia percebido o fato, mas resolveu consultar seu médico por estar urinando sangue nos últimos três meses.

O caso reportado na edição de julho de 2019 da revista científica BMJ Case Reports surpreendeu os médicos, mas não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Em 2017, profissionais relataram um caso parecido que ocorreu com uma mulher de 37 anos. Embora não saibam identificar exatamente o motivo, acreditam que o implante foi inserido muito profundamente e entrou em uma de suas veisa, viajando através de seu organismo até chegar em um dos pulmões.

Paciente passou por bateria de exames até haste ser localizada em seu pulmão esquerdo (Foto: Carlos-Alves et al., BMJ Case Reports, 2019)

PACIENTE PASSOU POR BATERIA DE EXAMES ATÉ HASTE SER LOCALIZADA EM SEU PULMÃO ESQUERDO (FOTO: CARLOS-ALVES/ DIVULGAÇÃO)

Os implantes de controle de natalidade são hastes finas do tamanho de um palito de fósforo, de acordo com a Planned Parenthood. O método contraceptivo funciona liberando lentamente o hormônio progesterona no organismo da usuária, que engrossa o muco cervical para impedir que o esperma consiga fertilizar o óvulo.

No caso ocorrido em Portugal, a paciente já conhecia o método porque havia utilizado dois outros implantes anteriormente — esse tipo de anticoncepcional exige substituição após alguns anos de uso. Após um tempo tentando localizar a haste através de diversos exames, a equipe médica realizou uma cirurgia para sua remoção. Após receber alta, a paciente não apresentou mais complicações.

Fonte | Galileu

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)