Muito mais que material escolar, é importante pensar nas refeições dos pequenos

A recomendação dos nutricionistas para se manter uma alimentação equilibrada, seguindo a pirâmide alimentar, é compor uma refeição com todos os grupos alimentares: energéticos, reguladores e construtores.

O primeiro é composto por carboidratos, responsáveis por dar energia aos pequenos. Os reguladores são as hortaliças e frutas, que auxiliam em diversas funções do organismo. Por fim, os construtores são as proteínas, presentes nas carnes, ovos, leites e derivados.

Compor um lanchinho completo é o mais importante. No grupo do construtor pode ser dado um pãozinho, recheado com queijo. Para finalizar, é só complementar com fruta e sucos naturais, que são reguladores. Segundo a nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente.

A especialista alerta ainda sobre o cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, pois podem estragar se mantidos fora de temperatura. Para isso, uma lancheira térmica é mais adequada, já que normalmente esses alimentos representam a porção proteica que é importante na alimentação. Sendo assim, os pais precisam estar atentos à qualidade dos produtos, que devem garantir a segurança para os pequenos.

Fonte | Notícias ao minuto

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)