Depois do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) anunciar que está realizando estudos com vistas a fechar pelo menos sete Comarcas do Estado, agora é a vez da Polícia Judiciária Civil (PJC) anunciar que pretende fechar diversas delegacias pelo interior. O anunciado é que seriam fechadas delegacias onde houvesse um número muito reduzido de policiais, em função das medidas de austeridade financeira anunciadas pelo Governo do Estado para conter os gastos públicos.

A declaração de que algumas delegacias podem ser fechadas foi dada pelo diretor-geral da PJC, Mario Demerval de Rezende, que argumentou que isso se deve a fatores como o pequeno número de policiais lotados nessas delegacias e também em decorrência da situação econômica vivida pelo Estado.

De acordo com declarações do diretor-geral da PJC, há casos de delegacias que contam com um efetivo composto por um, dois ou três policiais civis, o que inviabiliza até o revezamento dos profissionais em sistema de plantão, como trabalham. “O estudo que está levantando quais as delegacias contam com reduzido efetivo policial ainda está sendo finalizado”, afirmou.

Conforme o delegado-geral, o estudo deve ser apresentado ao secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e ao governador Mauro Mendes (DEM), que deverão dar a palavra final sobre o assunto. Caso isso seja efetivado, os policiais lotados nas delegacias que serão fechadas serão realocados para as cidades mais próximas e a segurança desses locais ficará a cargo somente da Polícia Militar.

Recentemente, o próprio Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (Simpol) já havia pedido o fechamento de delegacias em cidades como Alto Araguaia, Nova Marilândia, Santo Afonso e São José do Povo, onde há apenas um investigador atuando. Outros municípios como Canabrava do Norte, Castanheira, Cláudia, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Luciara, Nortelândia, Nova Lacerda, Nova Ubiratã, Novo Santo Antônio, Ponte Branca, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, União do Sul e Vera, contam com apenas dois ou três servidores.

No caso de Rondonópolis, deverá ser fechada a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), que conta com apenas dois investigadores.

Fonte | Saiba tudo MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)