O Parque Antônio Pires de Campos, mais conhecido como Morro da Luz, em Cuiabá, será revitalizado e está em fase de licitação, de acordo com a Secretaria de Obras Públicas. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já havia anunciado, em 2020, a destinação de uma parte do orçamento para a reforma do local, mas ainda não havia começado.

Segundo a secretaria, o término previsto para a fase de licitação é em abril deste ano. Após o encerramento do processo, as obras serão iniciadas.

A secretaria não deu detalhes sobre o projeto e o que será feito no local, mas a região será fechada para controlar a entrada e saída de pessoas.

Em dezembro de 2020, Emanuel Pinheiro havia previsto a destinação de mais de R$ 8 milhões para a revitalização do Morro da Luz. A região atualmente causa insegurança à população porque está povoada de usuários de drogas.

A área possui lixo espalhado e moradores de rua se apropriaram do local — Foto: Reprodução/TVCA

A área possui lixo espalhado e moradores de rua se apropriaram do local — Foto: Reprodução/TVCA

Assaltos na região

O Parque Antônio Pires de Campos é uma área verde no Centro de Cuiabá, e virou território dominado por usuários de droga. A área verde tem aproximadamente seis hectares, uma praça, trilhas e uma escadaria com 115 degraus.

A situação se complicou depois que a Ilha da Banana, onde moradores de rua e usuários de droga vivem, foi demolida.

Pelo local deveria passar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Antes da Copa do Mundo de 2014, o governo do estado e a prefeitura se uniram em uma ação simbólica para demolir as construções. Cerca de 60 pessoas ocupavam os imóveis. A Secretaria de Assistência Social de Cuiabá teria oferecido outros locais para transferir os que viviam no local. Muitos preferiram subir o morro.

O último estudo feito pela secretaria de meio ambiente da capital catalogou mais de 1550 árvores de 50 espécies.

Um decreto municipal de 1983 transformou o Morro da Luz em patrimônio histórico, paisagístico e ecológico.

Antônio Pires de Campos o nome é uma homenagem ao filho do bandeirante Manoel de Campos Bicudo, um dos primeiros desbravadores que chegaram neste local.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)