Os dados consolidados de 2023 mostram que a região registrou 18,8 milhões de pedidos, segundo estudo exclusivo da ClearSale

Segundo o Mapa da Fraude, relatório da ClearSale, empresa referência em inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos, a região Centro-Oeste do país registrou 1,4% em tentativas de fraude e 18,8 milhões de pedidos entre o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

O estado de Goiás foi líder em quantidade de tentativas de fraude na região, com mais de 106 mil tentativas de fraudes registradas. Além disso, o maior ticket médio das tentativas em 2023 ficou com o Mato Grosso do Sul.


Confira o ranking completo de tentativas de fraude por estado:


A partir do estudo, foi possível identificar que o meio de pagamento com maior número de pedidos foi o cartão de crédito, com quase 16 milhões e mais de 222 mil tentativas de fraudes. Já o financiamento obteve o maior percentual de tentativas em relação ao total de pedidos, com 1,8%, apresentando também o maior ticket médio de transações fraudulentas na região.

O Mapa da Fraude apontou que os golpistas da região Centro-Oeste do País operam principalmente por meio da Invasão de Cadastro (Account Takeover) e de fraudes Logísticas. As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram Celular (4,3%); Tênis (2,2%) e Telecom (2,1%).

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.

Sobre a ClearSale

A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.

Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.

Via | Assessoria Foto | Arquivo

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