O Hospital de Municipal de Campanha voltará a funcionar 24 horas por dia em Sorriso, no norte do estado, a partir dessa quinta-feira (27). A cidade tem registrado alta expressiva na busca por atendimento médico após chegada da nova onda da Covid-19.

O secretário-adjunto de Saúde, Devanil Barbosa, afirmou que, apesar da alta no número de registros da doença, a vacina tem ajudado a reduzir os casos graves.

“Há um pico de internação de casos leves. Percebemos que a vacina está sendo fundamental, porque temos os casos em pico, mas o número de internações não chega nem perto do que tivemos no início da pandemia sem a vacinação”, pontuou.

Segundo ele, apesar disso, é necessário seguir com as medidas de biossegurança, como distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes e isolamento domiciliar de casos suspeitos e confirmados.

A prefeitura informou que agendou uma reunião extraordinária para quinta-feira, no Centro de Eventos Ari Jose Riedi, para que sejam novamente discutidos os números da Covid-19 em Sorriso.

Profissionais de saúde afastados

A Secretaria Municipal de Saúde informou que nessa segunda-feira (24) eram 1.183 casos ativos de Covid na cidade, sendo 31 profissionais de saúde afastados devido à doença.

Seis enfermeiros, quatro médicos, técnicos de enfermagem e servidores administrativos que atuam nas unidades de saúde da cidade testaram positivo.

Além dos servidores da rede municipal, o Hospital Regional de Sorriso também enfrenta uma baixa: são quase 40 servidores afastados por Covid. Todos que completaram o esquema vacinal estão sendo monitorados em casa.

Sorriso conta com nove médicos de plantão diariamente, sendo quatro deles na UPA, três no Hospital Municipal de Campanha e dois no PSF Nova Integração, a Upinha da Região Leste. Além disso, há quase 50 médicos que atendem em toda a rede diariamente.

O PSF Nova Integração atende todas as noites e finais de semana das 7h às 19h, e a UPA Sara Akemi Ichicava fica aberta 24 horas.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)