Maior parte das vagas para Tecnologia concentrou-se na região Sudeste, conforme o Indicador Conecta de Empregabilidade (ICE), da Kroton

Os setores de Tecnologia, Comunicação e Financeiro abriram mais de 2,4 mil vagas para estudantes e recém-formados entre janeiro e junho deste ano em todo o Brasil. Foram 822 para Informática, TI e Engenharia da Computação; 833 vagas para as áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade e Propaganda e 756 para a área Financeira. A maior parte das vagas de TI concentrou-se na região Sudeste (397 vagas do total), seguida da região Sul (268). Já no setor de Comunicação, foram 363 vagas no Sudeste e 268 no Sul. Na área Financeira, o Sul reuniu a maior parte das vagas (270), enquanto Sudeste e Nordeste tiveram oferta semelhante, de 213 e 212 vagas, respectivamente.

Os dados são extraídos do Indicador Conecta de Empregabilidade (ICE), da Kroton, a partir da plataforma Canal Conecta, o maior portal de vagas de uma instituição de ensino privada do País. Apenas no primeiro semestre de 2021, o Canal Conecta já publicou mais de 100 mil vagas e possui mais de 34 mil empresas parceiras.

“Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicam que mais de 100 mil novas vagas na área de TI serão criadas até 2024. Alinhados à tendência de empregabilidade do setor, mantemos no Canal Conecta parceria com players e plataformas importantes do segmento como Amazon, IBM, Ifood e TOTVS, entre outros”, diz Leonardo Queiroz, vice-presidente de crescimento da Kroton, detentora do Canal Conecta.

Na análise de Queiroz, a grande oferta de vagas no setor de Comunicação no período é reflexo do crescimento do segmento registrado desde o ano passado. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de informação e comunicação acumularam ganhos de 4,6% de setembro a novembro no ano passado. “Esse crescimento foi alavancado, em parte, pela atuação de sites e provedores de conteúdo, que têm sido tão essenciais para a informação da população durante o isolamento em virtude da pandemia de Covid-19. É natural que a demanda por profissionais acompanhe o crescimento do setor”, avalia Queiroz.

Por região – O ICE da Kroton comprova que a empregabilidade segue as características econômicas de cada região. Na região Sul, por exemplo, entre janeiro e junho o setor do agronegócio, que envolve áreas como Agropecuária, Veterinária, Zootecnia e Biologia, ofertou 618 vagas para alunos e recém-formados nesse segmento. Outras áreas com número significativo de oportunidades no Sul seguiram a tendência nacional: Comunicação e TI, com 268 vagas para cada área. A área financeira também teve papel relevante na região Sul, com oferta de 240 oportunidades.

Na região Sudeste, o setor de Engenharia Elétrica/Eletrônica ofereceu 446 vagas para alunos e recém-formados, enquanto TI gerou 397 oportunidades e Comunicação, 363. Já o Nordeste teve grande oferta de vagas nas áreas Financeira (212) e de Comunicação (109), enquanto na região Centro-Oeste a área de Educação e Ensino ofereceu 91 vagas. O Norte teve a menor oferta de vagas na comparação por regiões, sendo 57 vagas do total na área Comercial/Vendas.

Saúde – Após um boom de procura por profissionais de Saúde devido à pandemia de Covid-19, a área manteve um desempenho regular entre janeiro e junho. A região com maior número de vagas foi a Sudeste (293), seguida da Sul (106). Em todo o Brasil, a Saúde foi responsável por gerar 574 vagas para alunos e recém-formados no período.

Área   e   Vagas

Marketing / Comunicação / Publicidade e Propaganda
833
Informática/TI/Engenharia da Computação
822
Financeira
756
Agropecuária/Veterinária/Zootecnia /Biologia
649
Comercial/Vendas
618
Saúde/Clínicas/Hospitais
574
Engenharia Elétrica/Eletrônica
515
Educação/Ensino/Idiomas
302
Engenharia de Produção/Industrial
267
Jurídica
209

Contratações – O número de contratações realizadas via Canal Conecta no primeiro semestre de 2021 aumentou 193% em relação ao mesmo período do ano anterior, com mais de 1,3 mil pessoas empregadas. Entre as contratações realizadas em 2021, a maior parte concentrou-se na área Administrativa. Os meses em que mais alunos e recém-formados conseguiram uma oportunidade de trabalho foram junho (649) e abril (473). No primeiro semestre de 2020, os meses campeões de contratações haviam sido junho de 2020 (146) e janeiro (103). A expressiva alta no volume de contratações em junho de 2021 deve-se à maior número de oportunidades aos principais programas de estágio do país, como Santander, Pepsico e Amazon.

CANAL CONECTA

Além da divulgação de vagas, o portal Canal Conecta publica diversos vídeos gratuitos com informações sobre profissões, remuneração, atuação profissional, empreendedorismo e mercado de trabalho. Também reúne dicas sobre como produzir um currículo eficaz, conseguir o primeiro estágio e utilizar o digital de modo eficiente na busca de um novo emprego.

O vice-presidente destaca que toda a população pode se beneficiar com a plataforma, que ainda disponibiliza conteúdos exclusivos de executivos de empresas como Kantar Ibope, IBM Services e Votorantim, por exemplo. “Nosso propósito na Kroton é mudar a vida das pessoas por meio do acesso à educação de qualidade e ao emprego, democratizando o conhecimento útil na jornada de desenvolvimento para inserção no mercado de trabalho, para construção de carreira e para evolução profissional”, explica Leonardo Queiroz.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta