A unidade aponta o papel da criança e a participação dos educadores para construção de futuros leitores. O segundo capítulo da Parte B do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) traz o tema Literacia Emergente no Jardim de Infância. A unidade trabalha o assunto em duas vertentes: a competência da criança e o papel dos contextos nas oportunidades de contato com a linguagem escrita. O conteúdo foi produzido pelas professoras Cecília Aguiar, do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), e Lourdes Mata, do Instituto Universitário (Ispa), ambos de Portugal. Lourdes Mata acredita que o papel da criança não é meramente passivo, como apenas imitar e copiar. Para ela, o aluno tem que fazer, brincar, explorar e refletir, “porque só com a reflexão pode formular ideias e desenvolver concepções cada vez mais elaboradas”. Por outro lado, Cecília Aguiar destaca que quando as crianças se sentem seguras, valorizadas e pertencentes a um grupo, como no jardim de infância, “as probabilidades de se arriscarem a aprender algo novo, como o que é e para que serve a escrita, aumentam exponencialmente”. Curso ABC É uma ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da CAPES e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), e busca capacitar alfabetizadores infantis e estudantes de licenciatura. Parte do programa Tempo de Aprender, a formação é resultado da cooperação entre a CAPES, a Sealf, a Universidade Aberta de Portugal (UAB), o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade do Porto.
Via | Assessoria de Comunicação da Social do MEC com informações da Capes
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