Representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Butantan acertaram, nesta sexta-feira (8), que a totalidade das vacinas produzidas pelo laboratório paulista serão adquiridas pelo Governo Federal e incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Na quinta-feira (07), a pasta e o instituto já haviam assinado contrato para a aquisição de 46 milhões de doses da vacina.

Os estados receberão as doses em quantidade proporcional à sua população e farão a distribuição aos 5.570 municípios brasileiros, de forma que todas as salas de vacinação do País recebam as vacinas o mais rápido possível.

Além da vacina fabricada pelo Butantan, outros imunizantes adquiridos ou em negociação pelo Ministério da Saúde, que tenham aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo a segurança e eficácia, seguirão o mesmo caminho, sendo incorporados e distribuídos a toda a população, ao mesmo tempo.

A campanha deve começar tão logo os imunizantes recebam autorização da Anvisa, e a vacinação será disponibilizada a todos de forma gratuita. Também na sexta-feira, Instituto Butantan e Fiocruz (fabricante da vacina de Oxford no Brasil) entraram com pedido de uso emergencial das suas vacinas na Anvisa, e o resultado deve ser divulgado no prazo máximo de dez dias.

Via | Governo do Brasil
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)