O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo descartou a possibilidade de aplicação de multas às pessoas que não estiverem usando máscara de proteção a partir desta segunda-feira (13), conforme estabelece o decreto estadual publicado na semana passada. Contudo, ele não descarta que haja punições futuras, através de lei. Segundo o gestor, um projeto de lei regulamentando o uso do acessório pela população será encaminhado à Assembleia Legislativa ainda nesta semana.

“Não dá para aplicar punição, enquanto não há lei vigente a respeito desse assunto. O governo do Estado tenta de forma educativa estimular a população no uso das máscaras. Comprovadamente é um recurso que ajuda muito nas medidas de contenção da proliferação do vírus. Neste momento, o governo conta com o bom senso da população para que todos possam aderir essa iniciativa e conter o maior número de casos”, informou o secretário.

O apelo pelo uso de máscaras foi feito pelo próprio governador Mauro Mendes (DEM), no dia 3 de abril, durante coletiva transmitida pelas redes sociais. Na ocasião, o chefe do Executivo lançou a campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, com intuito de incentivar a população a se proteger contra a Covid-19, o coronavírus.

Distribuição de máscaras

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) distribuiu, no último dia 6, máscaras de tecido na Praça do Bispo, no Centro de Cuiabá.

Foram 2.300 máscaras distribuídas em dois dias. O CBMMT tem atuado em parceria com órgãos de saúde estaduais e municipais em campanhas de conscientização da população e em ações de desinfecção em diversas cidades de Mato Grosso.

Fonte | HNT  Foto | Reprodução

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)