Pesquisadores da University College London, Reino Unido, concluíram que ratos fazem serenatas para atrair uma companheira e os sons com ritmo mais agradável são mais eficientes na hora da conquista.

Os cientistas tocaram gravações de ratos machos cantando uma ‘canção de amor’ e monitoraram como era a reação com sons diferente.

Assim, eles descobriram que as fêmeas se preocupavam mais com o ritmo do ruído, que é cantado em frequências ultrassônicas, do que com a ordem dos sons.

A equipe também editou gravações reais e os ratos reagiram mal ao som que continha ruídos e repetições na “música de namoro”.

“Descobrimos que os ratos fêmeas são muito sensíveis a interrupções na regularidade rítmica das músicas”, disse a autora da pesquisa Dra. Catherine Perrodin.

Perrodin afirma que as músicas dos ratos compartilham características semelhantes às da fala humana, na medida em que seguem um ritmo semelhante quando vocalizadas.

Os cientistas da  University College London esperam ser capazes de utilizar o que aprenderam ao estudar as reações de conquista dos ratos para aplicá-la à maneira como o cérebro humano evoluiu até a capacidade de se comunicar.

Fonte | R7   Foto | Pixabay

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)