Dando sequência ao projeto de ampliação e melhoria no atendimento público de saúde no município, o prefeito Zé Carlos do Pátio, inaugurou na noite desta quinta-feira (13), o quinto espaço de saúde com 3º Turno de funcionamento na cidade. Desta feita, as comunidades beneficiadas são as usuárias situadas nas adjacências do PSF do bairro Nossa Senhora do Amparo.

Na verdade, o município segue dando prosseguimento ao seu projeto de melhorar, ampliar e aproximar os serviços e o atendimento de saúde pública à população. A cidade já dispõe em funcionamento, o 3º Turno de atendimento, em cinco bairros como: Cidade de Deus, Vila Olinda, Vila Itamaraty, Vila Rica e agora, o Nossa Senhora do Amparo.

O objetivo dessas ações, é atender melhor a população com mais urbanidade e humanidade, descentralizando as ações, e, desafogando a procura por atendimentos médicos na Unidade de Pronto atendimento 24 horas – UPA.

Ocorre que, por algumas limitações naturais estruturais das unidades de saúde (atendimento primário), bem como, os horários limitados de atendimento, a maioria da população acaba procurando atendimento na UPA, onde existe uma infraestrutura mais completa com médicos e instrumentais para exames etc.

Pensando nisso, o prefeito, ordenou a criação de ‘terceiros turnos de atendimento’ em algumas unidades de saúde localizadas em posições estratégicas na cidade, e para isso, está disponibilizando equipes de médicos, enfermeiras e técnicos em enfermagem, para continuar os atendimentos nessas unidades de segunda a sexta-feira, das 18h até a meia noite.

Para tanto, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, o município está dotando as respectivas unidades com instrumentais necessários, como; mecanismos para coleta de sangue para exames ainda durante o atendimento; bem como, um servidor (motoboy) para transportar o material até o Laboratório Central para análise. O paciente e o médicos já saberão em pouco tempo o resultado do exame, o que facilita a adoção dos procedimentos necessários.

Além dos equipamentos já existentes nas unidades, o município vai disponibilizar ainda, equipamentos médicos como: eletrocardiogramas, respiradores artificiais, e até desfibriladores (aparelhos de choque) utilizados para reanimação de pacientes, em caso de paradas cardíacas.

“A nossa ideia é facilitar a vida do trabalhador, da trabalhadora, que muitas vezes não dispõem de tempo para procurar atendimento médico preventivo durante o dia, para fazer uma consulta, ou tratar algum problema, por conta do seu horário de trabalho e o risco de perder um dia no serviço! Então, com o terceiro turno funcionando no seu bairro em horário diferenciado, os cidadãos vão poder chegar do serviço e procurar atendimento na unidade de saúde ali mesmo próximo de casa”, explicou o prefeito.

Com isso, conforme Zé do Pátio, “o trabalhador terá mais comodidade no atendimento e ainda conseguiremos desafogar a procura pela UPA, que poderá atender com mais tranquilidade e comodidade, aqueles pacientes que procuram atendimento na unidade em real situação de urgência e emergência”, pontuou.

Vale ressaltar que a prefeitura está reformando todas as unidades de saúde do município, e em breve, outras unidades também deverão disponibilizar esse benefício a mais comunidades da cidade.

Fonte | Assessoria  Foto | Wheverton Barros

Powered by Rock Convert
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *