Jonas Amaral, então namorado de Jane Cherubim e principal suspeito de espancá-la e abandoná-la em uma estrada no feriado de carnaval, está foragido há 17 dias. Cães ajudarão nas buscas.

O advogado Osmar Aarestrup, que representa a família de Jonas Amaral, principal suspeito de espancar e abandonar em uma estrada a então namorada Jane Cherubim, fez um pedido à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), nesta quinta-feira (19), para que sejam feitas buscas pelo foragido na localidade de Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto, onde o crime aconteceu.

A intenção, segundo o advogado, é encontrar o suspeito vivo ou morto. “Não podemos continuar sem respostas sobre o paradeiro de Jonas Amaral”, alegou. Ele está foragido há 17 dias.

A solicitação foi encaminhada ao delegado de Dores do Rio Preto nesta quarta-feira (20), e nesta quinta (21) será feita uma solicitação formal do apoio de cães farejadores nas buscas.

“A realização desta busca tem a finalidade de encontrar Jonas Amaral com a esperança de estar vivo. Se morto, identificar as condições em que se deu seu óbito para apurar os responsáveis, se afastada hipótese de suicídio”, falou o advogado Osmar.

Segundo o advogado, é uma exigência da família de Jonas a celeridade da investigação para saber se o suspeito está vivo ou morto, pois ele nunca mais fez qualquer contato com parentes.

“Se estiver vivo, que seja capturado para pagar a pena pelo delito que cometeu. Se caso for constatado sua morte, sendo excluída a hipótese de suicídio, que os responsáveis por sua morte sejam condenados pelo crime”, falou.

Na última sexta-feira (15), a mãe de Jonas, Dalva Maria do Amaral, publicou um vídeo em uma rede social falando sobre a angústia de o filho estar desaparecido.

Depoimentos de Jane

Jane prestou depoimento pela primeira vez quando ainda estava internada em um hospital de Carangola, em Minas Gerais. Depois de ter alta, ela foi ouvida novamente em Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, e fez exames no Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.

Nos dois depoimentos, segundo a Polícia Civil, Jane afirmou que foi o namorado que a agrediu e que tudo teria começado porque ela não quis tirar uma foto com ele. Além disso, ela relatou que já tinha a intenção de terminar o relacionamento com Jonas, e que ele era um homem muito ciumento e possessivo.

Nesta quinta-feira (14), a vendedora precisou depor pela terceira vez porque, segundo a polícia, alguns pontos ainda precisam ser esclarecidos.

Jonas Amaral e Jane Cherubim — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Jonas Amaral e Jane Cherubim — Foto: Reprodução/Redes Sociais

No dia 12 de março, três carros foram periciados pela polícia: o de Jonas Amaral e os dos dois irmãos de Jane. Segundo o delegado José Maria, essa perícia era para tentar achar algum vestígio de sangue da vítima ou do suspeito.

O caso

Jane foi encontrada pelos irmãos espancada e abandonada em uma estrada na localidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo. O suspeito das agressões é o namorado dela, Jonas Amaral, que está foragido.

A principal linha de investigação é passional. Familiares de Jane disseram que a vendedora nunca reclamou de atitudes do namorado e que Jonas se dava bem com todos, mas que ele tinha ciúmes dela.

Os irmãos de Jane passaram quase três horas procurando por ela, na madrugada de segunda, ao perceberem que o casal não tinha voltado para Espera Feliz.

Lesões

O médico José Anchieta Pereira, que acompanha Jane na Casa de Caridade de Carangola, contou que ela segue internada na unidade e o estado de saúde é estável. Ele explicou as lesões da vítima.

“No caso dela foi um trauma crânio encefálico grave. Ela chegou muito machucada, com a face desfigurada. A gente fez os procedimentos de urgência para estabelecer a respiração, o equilíbrio hemodinâmico para mantê-la viva. Hoje ela se encontra normal, muito triste pelo acontecido, mas ela não teve fratura nenhuma no corpo só teve esse problema na cabeça”, explicou José.

Imagem mostra antes e depois de vítima ser espancada no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Rede Social e Polícia Militar

Imagem mostra antes e depois de vítima ser espancada no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Rede Social e Polícia Militar

Investigação

O casal estava junto há um ano e meio. Em depoimento à polícia, o irmão de Jane, Salvador, disse que ela nunca se queixou do namorado, mas que ele tinha muito ciúmes.

“Não temos mais dúvidas de autoria, lógico que tem alguns detalhes, nuances para serem resolvidos, investigados. Contamos com apoio da população que se tiver alguma novidade, contate através do 181 e 147, Polícia Militar e qualquer informação que possa ajudar na captura do acusado”, disse o delegado da cidade de Alegre, Ricarte Teixeira.

Em seu primeiro depoimento, Jane contou que estava coma intenção de se separar de Jonas e que as agressões aconteceram porque ela se negou a tirar uma foto com ele.

“Ele pediu para tirar uma fotografia e ela negou a noite toda em razão de um processo de separação deles. Em virtude disso, na saída, eles iam dormir na casa da mãe dela em Pedra Menina, mas ele pegou o caminho oposto e ela desconfiou”, contou o delegado.

A partir dessa desconfiança sobre o caminho tomado pelo namorado, em uma subida da estrada, ela arrancou a chave da ignição e a atirou pela janela do automóvel, fazendo com que o carro parasse.

“A razão de ele ter a agredido foi porque era muito possessivo e muito ciumento. Eles já estavam nesse processo de separação e, por causa da foto que ela não quis tirar, ele começou a agressão”, disse o delegado.

Cena do crime e fuga

A investigação da Polícia Civil aponta que o namorado Jonas Amaral modificou a cena do crime. Diante da suspeita de que Jonas teria tido ajuda de familiares, o pai e o irmão dele foram ouvidos pela policia no fim de semana. Depois, foram liberados.

Uma imagem do carro de Jonas capturada por uma câmera de videomonitoramento após o crime mostra possível ver dois homens dentro do carro.

Imagem de carro de Jonas mostra homem no banco do carona após crime no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Imagem de carro de Jonas mostra homem no banco do carona após crime no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

“Nessa imagem congelada dá para ver nitidamente que no interior do carro tem duas pessoas do sexo masculino. E logo em seguida, o pai do infrator foi abordado nesse veículo que é o veículo do próprio agressor então nós deduzimos que o pai auxiliou na fuga”, explica o advogado da família de Jane, Bruno Gaspar.

A Polícia Civil disse que segue investigando a possível participação deles na fuga de Jonas e não descarta pedir a prisão preventiva dos familiares do suspeito.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)