A longevidade aumentou significativamente nas últimas décadas. Os avanços na área da tecnologia e saúde garantem uma vida mais longa e com melhores condições, mas nem todos conseguem aproveitar a maior expectativa de vida. Por isso, um estudo de Harvard mostrou qual é o segredo para viver mais e melhor, o mais interessante de tudo é que ele é bem mais simples do que se imagina.
De acordo com os pesquisadores, o segredo para viver mais e melhor é comer bastante vegetais, diminuir os alimentos de origem animal e evitar os ultraprocessados. Pode parecer uma coisa de senso comum e já apontado por inúmeros outros estudos, mas esse estudo de Harvard é mais amplo, além de ter uma das maiores abordagens com mais de 105 mil pessoas acompanhadas por 30 anos.
“Estudos já investigaram padrões alimentares no contexto de doenças específicas ou da expectativa de vida das pessoas. O nosso adota uma visão multifacetada, questionando como a dieta afeta a capacidade das pessoas de viver de forma independente e desfrutar de uma boa qualidade de vida à medida que envelhecem?”, disse o professor Frank Hu, um dos autores do estudo.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram os dados de adultos entre 39 e 69 anos de idade que por todo o período do estudo diziam para seus médicos e cientistas o que comiam no dia-a-dia. Então, com esses relatos os pesquisadores fizeram uma espécie de pontuação de cada um e usaram como métrica as bases de oito tipos diferentes de padrões alimentares saudáveis.
De toda a amostra, 9,3%, aproximadamente 9.770 participantes, conseguiram um desempenho melhor com relação ao envelhecimento saudável. Essas pessoas seguiam a chamada Alimentação Saudável Alternativa criada para prevenir doenças crônicas. A dieta é rica em frutas, verduras, grãos integrais, castanhas, legumes e gorduras saudáveis e pobre em carnes vermelhas e alimentos processados, bebidas açucaradas, sódio e grãos refinados.
Quem seguia essa dieta tinha 86% mais chances de envelhecer com saúde aos 70 anos e 2,2 mais chances de envelhecer com saúde aos 75 anos quando comparados com os outros participantes.
Segredo para viver mais e melhor

No estudo, o segredo para viver mais e melhor não foi somente a Alimentação Saudável Alternativa, já que outra dieta também teve um resultado bom. O chamado Índice de Dieta de Saúde Planetária serve para equilibrar a saúde humana e ambiental, com preferência para alimentos de origem vegetal e diminuindo os de origem animal.
Conforme os cientistas, seja qual for o plano alimentar das pessoas, consumir mais alimentos ultraprocessados, principalmente carnes processadas e bebidas açucaradas e dietéticas estava relacionado com chances menores de envelhecimento saudável.
Tudo isso mostra que o segredo para viver mais e melhor está em evitar esses tipos de alimentos ou diminuir bem o consumo.
Via | Olhar Digital
Compartilhe: