Com a instituição do Fundo Municipal de Turismo (FUNTUR) e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), São José dos Campos reforça suas iniciativas para fomentar o turismo local. Ambas as entidades foram criadas pela Lei nº 5636/00, sancionada em 17 de maio de 2000.

O FUNTUR, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem a finalidade de captar, repassar e aplicar recursos destinados às ações de desenvolvimento do turismo no município. Já o COMTUR, também vinculado à mesma secretaria, é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador das atividades turísticas desenvolvidas em São José dos Campos.

O COMTUR é composto por trinta representantes titulares e igual número de suplentes, incluindo dez representantes do poder público e vinte de entidades representativas da sociedade civil. O mandato dos representantes é de dois anos, permitindo recondução. Rodrigo Chediek, conselheiro da Destination São José dos Campos (DSJC), é um dos membros do COMTUR e do FUNTUR.

Entre as atribuições do COMTUR estão a avaliação e proposição sobre a política municipal de turismo, inventário e diagnóstico de informações turísticas, organização de debates, intercâmbio com entidades de turismo, proposição de programas e projetos turísticos, e promoção de atividades ligadas ao turismo. O conselho também monitora o crescimento do turismo no município e sugere medidas para melhorar a prestação dos serviços turísticos locais.

“O FUNTUR e o COMTUR são fundamentais para a estruturação e desenvolvimento do turismo em São José dos Campos. A criação de um fundo dedicado e a formação de um conselho com ampla representatividade garantem que o turismo local seja tratado com a seriedade e o profissionalismo que merece”, disse Mauricio Guisard, presidente da DSJC. 

A Destination São José dos Campos tem trabalhado ativamente na organização, promoção e posicionamento da cidade como destino turístico, colhendo frutos dessas ações. “Nossa visão de posicionar São José dos Campos como um hub turístico do Vale do Paraíba está se consolidando. As ações de recepção e acolhimento de turistas, como a realizada no SJK Airport, são exemplos concretos dos resultados positivos de nosso trabalho”, complementa Guisard.

A instituição do FUNTUR e do COMTUR representa um passo significativo para o fortalecimento do turismo em São José dos Campos, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes e o comércio local.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Share this content:

(Visited 1 times, 1 visits today)