Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home/storage/b/81/28/giromt1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085
Giro MT Notícias - Instituto Baccarelli promove curso de gastronomia para moradores de Heliópolis
, ,

Instituto Baccarelli promove curso de gastronomia para moradores de Heliópolis

Projeto é realizado em parceria com o Instituto Capim Santo, que também é responsável pela gestão do Restaurante Baccarelli

Um grupo de 50 pessoas da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, iniciou no último sábado, dia 06, um curso de cozinha profissional fornecido na sede do Instituto Baccarelli – idealizador da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a primeira constituída em uma comunidade no mundo. Serão duas turmas de 25 alunos para esse primeiro curso realizado em parceria com o Instituto Capim Santo, que assumiu a gestão do Restaurante Baccarelli em maio deste ano.

O curso de 200 horas faz parte da proposta criada para o Restaurante Baccarelli, reativado em agosto do ano passado após a instituição desenvolver sua frente de combate à insegurança alimentar implementada em 2020. As aulas acontecem sempre aos sábados e tem previsão de conclusão em dezembro de 2025. A ideia é que esses alunos saiam dos cursos aptos a atuar no setor de gastronomia – como as funcionárias do Restaurante Baccarelli, todas ex-alunas – ou para montar seus próprios empreendimentos, tendo como diferenciais, os conhecimentos sobre refeições saudáveis e sustentáveis. O Instituto Baccarelli nasceu com o objetivo de fazer a transformação social por meio da música, mas nos últimos anos tem ajudado as famílias dessa comunidade também contra a insegurança alimentar, distribuindo cerca de 15 mil refeições mensais.

Atualmente, o Restaurante Baccarelli, que conta com o patrocínio da B3, a Bolsa do Brasil, por meio da B3 Social, e fornece cerca de 15 mil refeições por mês, feitas por 25 mulheres de Heliópolis. Além dos pratos que são servidos no próprio restaurante para os alunos que frequentam as atividades do Instituto Baccarelli, também são fornecidas marmitas para as famílias dos beneficiados, uma iniciativa colocada em prática pela instituição no início de 2024 pela melhora na segurança alimentar na região.

Marmitas durante as férias escolares

Como parte dos esforços para o combate à insegurança alimentar na comunidade de Heliópolis, o Instituto Baccarelli está distribuindo, durante as férias de julho, marmitas para as famílias dos atendidos pela instituição.

A entrega das marmitas ocorre de segunda a sexta, sempre por volta das 15h, para garantir a refeição do jantar. Atualmente, são 200 marmitas distribuídas diariamente — a quantidade que cada família recebe é proporcional ao número de integrantes que as compõem.

Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.

Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.400 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.

Toda essa experiência acumulada em quase 3 décadas preparou o Instituto Baccarelli para desafios maiores. Em 2022, por meio de termo de parceria assinado com a SME, assumiu a gestão de 12 CEUs da cidade de São Paulo. Dessa forma, amplia sua atuação oferecendo a educação em suas mais diferentes formas, incluindo esporte, cultura e lazer, para mais 12 territórios da cidade. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela SME, o Instituto Baccarelli tem como marca de sua gestão a transparência e o diálogo constante com população, poder público e instituições parcerias, sempre em prol do desenvolvimento da educação na cidade de São Paulo.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Share this content:

(Visited 1 times, 1 visits today)
Posts relacionados: