No dia da separação, Ilda de Albuquerque , de 2 anos, desentendida da situação, enxugou as lágrimas da irmã, de 5 anos, e prometeu que um dia se encontrariam novamente e que ela entregaria um presente.

Depois de uma longa espera de 82 anos, o reencontro entre duas irmãs aconteceu no último sábado (13), em Cuiabá. O ano era 1942, quando duas crianças foram separadas após a morte do pai, Emiliano Albuquerque, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

No dia da separação, Ila Silva de Albuquerque tinha 2 anos e a irmã, Lucila da Silva Assis, 5 anos. O que elas não podiam imaginar era que ficariam oito décadas sem contato. A mãe das meninas, Rufina da Silva, não suportou a morte do marido e, somado a limitações financeiras, optou por entregar Ila para outra mulher, Dona Regina, em Campo Grande, e seguiu para São Paulo com a outra filha.

No dia da separação, a caçula desentendida da situação, enxugou as lágrimas da irmã e fez uma promessa:

“Não chora, não! Quando eu voltar eu vou trazer um ‘papatinho’ [sapatinho] pra você, tá?” disse Ila.

Segundo a filha de Ila, Denise Lopes, a busca pela tia-avó foi incansável durante todos esses anos. Algumas tentativas foram feitas, mas todas sem sucesso.

“Tentei procurar algumas vezes com o nome da minha tia, mas, além da idade avançada, ela é 100% surda e não tem redes sociais”, explicou.

Os anos se passaram e com a mudança de Dona Ila, com marido e 10 filhos a Cuiabá, a esperança do reencontro só enfraqueceu. Do outro lado do Brasil, Dona Lucila convivia com a saudade e tentava driblar o sofrimento cuidando de seus seis filhos junto ao marido.

As buscas

Em março de 2024, Mayara, neta de Lucila, fez uma pesquisa na internet para descobrir sua árvore genealógica e, por acaso, ao colocar o nome do bisavô, encontrou uma certidão de nascimento de uma irmã de sua avó, no caso, Dona Ila. No mesmo mês, a neta ligou para a tia-avó, que mora em Cuiabá, e confirmou o parentesco.

O reencontro de Dona Ila, de 84 anos, e Dona Lucila, de 87 anos, foi organizado por todos os familiares. O encontro teve homenagens, choros emocionantes e a entrega do prometido “papatinho”.

“Senti muita alegria! O coração bateu muito forte por ver minha irmã, pois na verdade só tinha no pensamento que tinha uma irmã agora eu vi e abracei. Eu pude cumpri a promessa depois de 82 anos. Só tenho muito amor pela minha irmã”, disse D. Ila.

A conexão entre as duas irmãs parece não ter enfraquecido após as oito décadas de distanciamento. No reencontro as coincidências só reforçaram a sintonia, as duas estavam com as roupas da mesma cor, vermelha.

Para comemorar, as irmãs prepararam um bolo de fubá especial para o Receita de Família desta sexta-feira (19), no MT1 da TV Centro América. Confira abaixo:

Receita de Família: Bolo de Fubá

O bolo de fubá é a marca registrada de Dona Ila e foi com a receita de família que ela deu sabor ao reencontro com a irmã. Todos os detalhes dessa receita você acompanha no MT1 dessa sexta-feira (19).

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 1 colher (de sopa) de fermento

Modo de Preparo

  • Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  • Com um pedaço de papel toalha (ou pincel), unte com margarina uma fôrma de bolo, com furo no meio, de 25 cm de diâmetro – tente fazer uma camada bem fina. Polvilhe com farinha.
  • Despeje a massa do bolo na fôrma untada e nivele com uma espátula. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos.

Via | G1 Foto | Gustavo Messias

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)