Nesta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Agricultura, em colaboração com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e a Estação de Piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), alcançou um marco significativo ao distribuir 44.600 alevinos para os pequenos piscicultores da Agricultura Familiar.

Um total de 60 pequenos produtores foram beneficiados, dos quais 38 possuem propriedades no Distrito Nova Cáceres (Sadia), enquanto os outros 22 estão distribuídos em diversas comunidades rurais de Cáceres.

Jeremias Pereira Leite, Secretário Municipal de Agricultura, ressaltou a importância dos alevinos da espécie tambatinga, reconhecidos por seu excelente crescimento em tanques e pela facilidade de comercialização. Ele destacou que essa iniciativa representa uma oportunidade valiosa para os agricultores locais diversificarem suas fontes de renda.

Leite também enfatizou que os pequenos piscicultores que recebem os alevinos estão devidamente cadastrados e recebem acompanhamento técnico tanto do município quanto da Empaer. Ele afirmou que a grande maioria possue tanques construídos em parceria com a Prefeitura, e que os alevinos são fundamentais para dar continuidade aos projetos em desenvolvimento.

A Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, expressou sua gratidão pela colaboração do Consórcio Nascentes do Pantanal, representado pelo diretor Dariu Antonio Carniel, e da Empaer, através da Coordenadora Regional Marribe Síria Cardena, pela produção das matrizes e assistência aos piscicultores. Ela ressaltou a importância do apoio contínuo aos pequenos produtores da Agricultura Familiar, visando à diversificação de suas fontes de renda e ao sustento digno de suas famílias. Liberato enfatizou o valor da união e do trabalho conjunto na busca por políticas públicas eficazes. “Afinal estamos entregando hoje quase 50 mil alevinos”, reiterou.

Um dos beneficiários, Luiz da Cunha, da comunidade Santana, expressou sua gratidão à Prefeita Eliene e ao Consórcio Nascentes do Pantanal pelo apoio prestado aos agricultores locais. Por outro lado, Aparecida Maria de Souza, da comunidade Rancho da Saudade, observou a importância dessa assistência e do recebimento dos alevinos para subsidiar a piscicultura.

Concluindo Marribe Síria disse que o objetivo principal dessa parceria é promover a difusão de conhecimentos científicos e técnicos, bem como melhorar as condições de vida no meio rural.

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)