O bife de chorizo é um corte bovino altamente apreciado, originário da Argentina e do Uruguai, e tem ganhado popularidade em churrascos pelo Brasil. Conhecido por sua textura macia e sabor acentuado, o corte é extraído da parte dianteira do lombo bovino, sendo equivalente ao contrafilé. 

A seguir, confira um método detalhado para preparar o melhor bife de chorizo de maneira que realce suas qualidades no churrasco.

Seleção e preparo da carne

A escolha da carne é fundamental para o sucesso do churrasco. Prefira peças de chorizo com boa marmoreio, ou seja, com gordura entremeada na carne, pois isso contribui para a suculência e o sabor do bife após o cozimento. Recomenda-se também adquirir carne de origem confiável para garantir a qualidade.

Antes de assar, é importante retirar a carne da geladeira e deixá-la atingir a temperatura ambiente, processo que dura cerca de 30 minutos. Isso garante um cozimento mais uniforme. Não é necessário temperar excessivamente; sal grosso é suficiente para realçar o sabor natural da carne. O sal deve ser aplicado sobre a carne momentos antes de levá-la à grelha, para que não desidrate os sucos naturais.

Processo de assar

O bife de chorizo deve ser assado em fogo alto. A grelha deve estar limpa e pré-aquecida para evitar que a carne grude e para facilitar a formação de uma crosta saborosa. 

Coloque os bifes na grelha e deixe-os sem mexer por aproximadamente 4 a 5 minutos de cada lado, dependendo da espessura do corte e do ponto de cozimento desejado. O ideal é que a carne seja virada apenas uma vez para manter a suculência.

Além disso, durante o churrasco, evite furar a carne com garfos ou espetos, pois isso pode fazer com que os sucos naturais se percam, resultando em um bife menos suculento. Utilize uma pinça para virar os cortes com cuidado.

Verificação do ponto da carne

O ponto da carne pode ser verificado através do toque. A carne mais macia indica um ponto menos passado, enquanto uma consistência mais firme sugere um ponto mais bem passado. Alguns churrasqueiros, inclusive, utilizam termômetros de carne para garantir a precisão, considerando 52°C a temperatura ideal para um bife de chorizo ao ponto.

Após retirar os bifes da grelha, é aconselhável deixá-los descansar por alguns minutos antes de servir. Esse processo permite que os sucos se redistribuam pela carne, melhorando a textura e o sabor.

Acompanhamentos e apresentação

O bife de chorizo combina bem com uma variedade de acompanhamentos. Saladas frescas, legumes grelhados ou mesmo um simples molho chimichurri podem complementar o sabor. Ao servir, considere apresentar a carne em uma tábua de corte, permitindo que os convidados se sirvam conforme preferirem.
Vale lembrar que este método de preparo do bife de chorizo destina-se a valorizar as características naturais da carne, garantindo um resultado que agrada aos paladares mais exigentes. Ao seguir estas orientações e receitas, o sucesso do seu churrasco está assegurado, proporcionando uma experiência gastronômica memorável aos participantes!

Via | Assessoria Foto | Freepik

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)