Foi renovada a parceria com o Cuiabá Esporte Clube, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, com o apoio da senadora Margareth Buzetti

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do programa Rede Cidadã, renovaram a parceria com o Cuiabá Esporte Clube, para dar continuidade ao Camarote do Autista durante o Campeonato Brasileiro de 2024, que terá início no dia 13 de abril.

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, com o apoio da senadora Margareth Buzetti, o Camarote do Autista é uma ação que faz parte do Programa SER Família Inclusivo, e teve início em 2023.

Durante todo o ano passado, em 18 jogos do Dourado na Arena Pantanal, 144 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e que possuem a Carteira de Identificação do Autista (CIA) foram sorteadas.

“Um projeto que deu certo e vamos abraçar com o compromisso que temos através do programa SER Família Inclusivo. A continuidade do Camarote do Autista durante os jogos do Cuiabá no Campeonato Brasileiro cumpre o nosso desejo em promover a inclusão e sensibilizar sobre a causa do autismo por meio do esporte. É lindo ver como eles aproveitam o espaço e as famílias são recebidas com muito carinho e aconchego. Agradeço ao Cuiabá Esporte Clube e a Setasc pela seriedade com o projeto”, disse Virginia Mendes.

Primeira-dama de MT, prestigia jogo do Cuiabá Esporte Clube contra o Botafogo com autistas
Créditos: João Reis

O anúncio da continuidade da parceria entre o Governo do Estado e o Cuiabá Esporte Clube para a realização do Camarote do Autista, do SER Família Inclusivo, coincidiu com o “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo.

“É com muita alegria que trazemos essa notícia para todos, justamente no mês de abril, que é o mês de conscientização sobre o autismo. O Camarote do Autista é uma ação muito importante e de grande sensibilidade da primeira-dama Virginia Mendes, junto com a senadora Margareth Buzetti. E poder contar com o apoio do Cuiabá faz o projeto ser ainda mais especial, pois é uma forma de sensibilizar sobre a causa por meio do esporte, e dar oportunidade para os nossos autistas assistirem um jogo de futebol na Arena Pantanal”, explicou a secretária de Assistência Social do Estado, Grasi Bugalho.

Programa SER Família Inclusivo – autistas assistem ao jogo do Cuiabá X Bragantino
Créditos: Josi Dias

A inclusão no camarote se dará da mesma forma que ocorreu em 2023, ou seja, por meio de inscrição para o sorteio a ser realizado a cada jogo do Cuiabá na Série A do Brasileiro, na Arena Pantanal.

Na semana que anteceder aos jogos, a Setasc irá liberar o link no site da secretaria para que os interessados possam se inscrever. Ao todo, são oito vagas para autistas portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA), com direito a um acompanhante ou responsável. Não há limite de idade.

Após o período de inscrição será realizado o sorteio, e a equipe da Setasc entrará em contato com os contemplados para a confirmação da presença no evento. Caso haja desistência ou alguma inconsistência no cadastro, outros inscritos serão sorteados. 

A novidade para 2024 é que a Arena Pantanal passa a ter reconhecimento facial para entrar nos jogos de futebol realizados a partir deste ano. Portanto, é imprescindível que os interessados em participar dos sorteios a serem realizados para o Camarote do Autista já se cadastrem no aplicativo Facepass, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android. O reconhecimento fácil será o ingresso para entrar no estádio.

A previsão é de que o primeiro jogo do Cuiabá, na Arena Pantanal, ocorra no dia 17 de abril, contra o Esporte Clube Vitória.

Carteira de Identificação do Autista

O documento é emitido de forma gratuita pela Setasc e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso houver, informações de seu representante legal/cuidador.

O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo é de 30 dias. 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou no site da Setasc.

Via | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)