Alunas e alunos do curso ‘Técnicas de Chocolataria’ aprendem e aperfeiçoam habilidades para garantir uma renda extra

Celebrada no domingo próximo (31), a Páscoa deve movimentar cerca de R$ 292 milhões em todo o estado, conforme a projeção do Instituto de Pesquisas e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT). E a medida que a data se aproxima, cidadãos cuiabanos se preparam para garantir uma renda extra na época mais doce do ano.

No curso ‘Técnicas de Chocolataria’, oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), a turma está aprendendo ou aperfeiçoando habilidades para fazer, além dos tradicionais ovos, trufas, bombons, bolos, doces decorativos e outros produtos de chocolate para atrair a clientela.

Francielle Barros já atua no ramo culinário com foco em salgados para festas. Ela conta que procurou o curso para aprender técnicas que a permitam se dedicar também à confeitaria e doceira.

“Até faço bombons, trufas, mas não entendia bem de chocolate. Procurei o curso porque precisava de técnicas e aprendi fazer temperagem, derretimento, as temperaturas corretas de utilização do chocolate e sua versatilidade na confeitaria”, elenca a aluna que já está se preparando para outras datas comemorativas, como o dia das mães, dos pais e dos namorados.

A formação dura aproximadamente duas semanas. São 60 horas-aula divididas entre atividades teóricas e “muitas práticas”, destaca a consultora gastronômica e instrutora do curso, Pricila Manzano. “A turma é capacitada não só para os ovos de Páscoa, mas tudo que envolve a elaboração de produções com chocolate, de acordo com a ficha técnica e as boas práticas para serviços de alimentação”, resume a chefe.

Prestadora de serviço para uma doceria da capital, Kamylla Benites já tem planos para empreender depois de certificada. “Como já vinha trabalhando na área, fiz minha inscrição para me aprimorar na chocolataria e ter mais domínio das técnicas e diferenças do cacau. Terminando o curso, já pensei em abrir um delivery, vender bolos e outros preparos com chocolate”, planeja Kamylla.

Para conferir os cursos profissionalizantes com inscrições abertas no Senac-MT, os interessados podem se dirigir às unidades educacionais localizadas em Cuiabá, no bairro Boa Esperança e na região do Porto; e em Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Colíder e Água Boa.

Ainda há opção de realizar a pré-matrícula pelo site www.mt.senac.br ou pela Central de Relacionamento, via WhatsApp (65) 9 9917-6023, disponível para atendimentos das 7h15 às 19h45, de segunda a sexta-feira. Neste caso, é necessário enviar a documentação digitalizada.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Via | Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT) Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)