Neste ano, a cidade ocupa a 10ª posição, com nota 1,12. A região também ocupa a lista dos piores investimentos.

Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, completa dez anos entre os vinte municípios com o pior saneamento básico do país. Neste ano, a cidade ocupa a 10ª posição, com nota 1,12, conforme dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil, nesta quarta-feira (20).

👤No passado, o município ficou em 9° lugar. A região também ocupa a lista dos piores investimentos totais por habitante, com R$ 25,91.

De acordo com a presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Várzea Grande, historicamente, investiu pouco em saneamento e precisa priorizar o tema para que aconteça um aumento na coleta e no tratamento de esgotos.

“O município teve uma queda de 10 pontos percentuais ao acesso a água em relação a 2023, foi de 98,15 para 88,28. Em relação a coleta, se manteve constante mas em relação ao tratamento também houve uma queda, com 26,20, o que destaca a necessidade de um investimento em ampliação de tratamento de esgoto”, pontuou.

O presidente do departamento de esgoto de Várzea Grande, Carlos Alberto Simões de Arruda explica que o prefeito Kalil Baracat junta forças com figuras políticas para conseguir resolver o problema de volume de água na região e que o prazo da inauguração de um novo tratamento de esgoto está previsto para maio.

“Em 2022 nós demos início à obra do Pari , com aproximadamente 40 km de rede de água e adutoras para resolver o volume de água produzido na região. Esse é um dos investimentos que o prefeito está fazendo, além de além de encaminhar o esgoto bruto de duas bacias para a ETA de Santa Maria para tratar cerca de 180 litros e esgoto bruto. A ideia é começar a operação em maio deste ano , diz.

A pesquisa

O Instituto Trata Brasil considera na pesquisa os 100 maiores municípios do país, a partir da estimativa populacional de 2021, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São coletados dados informados pelos prestadores de serviços de saneamento básico de cada município ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A nota é gerada a partir da média aritmética ponderada de 12 indicadores analisados.

Via | G1 Fotos | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)