A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semap) está promovendo a entrega de mudas de hortaliças aos pequenos produtores do município. Durante o mês de fevereiro, foram transportadas 138 bandejas com 27.600 mudas de diferentes tipos. 

Essas mudas são produzidas em um viveiro na Serra de São Vicente (139 km de Rondonópolis), e são adquiridas pelos produtores locais. A Secretaria de Agricultura cuida da logística de translado e entrega das mudas, contribuindo para a redução dos custos totais da atividade dos produtores. 

A logística de transporte acontece todas as sextas-feiras. As espécies mais requisitadas são alface americana, alface crespa e couve.

Essa ação é liderada pelo secretário adjunto de Agricultura e Pecuária, Ramon Borges por meio do programa “Brotar”, um incentivo à olericultura idealizado pelo Departamento de Extensão Rural e Projetos da Semap. O programa surgiu a partir de visitas em comunidades rurais e debates com produtores de hortaliças. 

Kassio Gomes Elias, gerente de pesquisa e projetos do Departamento de Extensão Rural e Projetos da Semap, explica que o programa Brotar visa estruturar a cadeia produtiva de hortaliças, com foco na redução dos custos para os produtores. “Além da logística de mudas, estamos planejando auxílios para aquisição de insumos como composto orgânico, cinzas e calcário, além de assistência técnica e extensão rural”, disse. 

Aide Pereira de Oliveira, produtora beneficiada expressou sua gratidão pelo projeto Brotar. “Tem sido benéfico para nós, facilitando o acesso às mudas que antes eram difíceis de obter devido aos custos elevados do transporte. Agora, graças à Prefeitura, as mudas necessárias estão sendo providenciadas, trazendo benefícios para nossa comunidade.” 

Os produtores interessados em participar do projeto devem se cadastrar junto a Semap e solicitar as mudas diretamente ao viveiro. Após isso, o translado das mudas até a secretaria é agendado sem custo algum para o produtor.

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)