A Prefeitura de Pedra Preta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma nova varredura para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O bloqueio contra o inseto está sendo organizado em todo o município. De acordo com a Secretaria de Saúde, já foram confirmados mais 12 casos de dengue na cidade nos primeiros dias de fevereiro.

“Trabalhamos há vários meses combatendo os focos do mosquito. Nossa equipe também está atuando em localidades sem notificações da doença. O objetivo é acabar com potenciais criadouros do mosquito antes de uma nova temporada de chuvas intensas”, explica Ana Maria Mendes Simão, coordenadora da Vigilância em Saúde de Pedra Preta.

Além das medidas tomadas pela Prefeitura, a conscientização da população sobre a importância de eliminar ambientes propícios à proliferação do inseto é fundamental para o controle da doença. “É de suma importância que os moradores de Pedra Preta estejam atentos e adotem medidas preventivas em suas residências, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouros para o mosquito transmissor de tantas doenças. O trabalho realizado pelo município não tem data para acabar. Se a população colaborar, conseguiremos resultados com maior eficácia. O combate à dengue é um dever de todos”, lembra a secretária Municipal de Saúde, Jéssica Damacena.

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes, incluindo febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)