O empreendedorismo sério exige competência em todos os lugares. Não há profissional competente que diga: “Não sairei daqui porque aqui é tranquilo”. Todo lugar demanda muito trabalho, pois a competência requer proatividade. Às vezes, as pessoas pensam que empreender significa diminuir o ritmo, o que pode levar à frustração e à estatística de que muitas empresas encerram suas atividades nos primeiros anos.

Empreender exige conhecer o processo, independentemente da área profissional. Por exemplo, um fonoaudiólogo pode se aventurar em práticas integrativas, como o uso de óleos essenciais, desde que se qualifique para isso, pois a formação é da área da saúde e não contempla as práticas integrativas e complementares (PICS).

A formação e a especialização são fundamentais para qualquer profissional. Particularmente, meu conhecimento sobre os óleos essenciais se deu por curiosidade e interesse, e por meio de estudos e leituras surgiu um outro universo repleto de novidades e conhecimentos milenares.

Dentro do empreendedorismo, existe o lado financeiro que também requer análise e planejamento. Muitos negócios surgem, mas é essencial entender as bases para o funcionamento saudável e duradouro. O livro ‘Negócio do Século XXI`, de Roberto T. Kiyosaki, traz a grande sacada do marketing de relacionamento, por exemplo. Trabalha-se em rede, de forma formal e consciente, diferente de esquemas ilegais.

A lâmpada, com certeza, foi uma grande descoberta, mas a ideia de conectar várias lâmpadas em um único fio foi extraordinário. Aí surge o poder das redes, as conexões. Da mesma forma, o empreender em rede de relacionamento tem suas bases históricas e é sem dúvida, um modelo de negócio eficiente e muito lucrativo.

No marketing de relacionamento, ganha-se por compartilhar e indicar produtos ou serviços. Algo que já fazemos automaticamente no dia a dia, ao escolhermos um mercado ou um produto e propagarmos de forma orgânica: “compra esse aqui, é muito bom”. A logística é simplificada, e a adesão ao negócio é acessível. Porém, é preciso seriedade e ética para evitar frustrações.

Nesse contexto, neste mês de fevereiro reserve um momento especial para os consultores DoTerra e entusiastas dos óleos essenciais e venha participar no dia 24, na OAB em Várzea Grande (ao lado da prefeitura), de um encontro repleto de informações valiosas sobre os óleos essenciais, suas aplicações e oportunidades de empreender.

A reunião contará com a participação da Líder Diamante, Tabata Mazetto, trazendo insights e conhecimentos para explorar ao máximo o potencial dos óleos essenciais para a saúde e como oportunidade de negócio. Compreender e aproveitar ocasiões como esta, para aprender a trabalhar de forma flexível e consciente é uma das vantagens da rede de relacionamento e do empreendedorismo e suas diversas possibilidades de dividir tempo entre um ofício e o empreendedorismo e ainda ajudar as pessoas naquilo que necessitam em relação a saúde e bem-estar.

Via | Sonia Mazetto é fonoaudióloga, Gestora de Potencial Humano, Terapeuta Integrativa e Consultora de Bem-estar DoTerra. Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)