Especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty explica por que é importante usar produtos certos e ter orientação adequada

Recentemente, uma adolescente inglesa seguiu dicas de skincare que viu no TikTok e quase ficou sem a visão. A história, que poderia ter acontecido em qualquer lugar do globo, mostra a importância de se realizar os cuidados com a pele da forma certa. Ou seja, com o auxílio de um profissional, com o uso dos produtos adequados e tomando todos os cuidados necessários. 

Segundo a Dra. Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de dermocosmeticos para tratamentos estéticos profissionais e de uso home care , presente há mais de 23 anos no mercado, o skincare é coisa séria e não pode ser feito de qualquer forma apenas porque um ou outro influencer indicou. “O uso errado de alguns produtos pode até mesmo causar efeitos contrários aos esperados ou gerar resistência, por isso é fundamental checar a real capacidade da pessoa de fazer orientações neste sentido”, disse. 

De acordo com a especialista, alguns produtos, como antibióticos tópicos, podem levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana, tornando os tratamentos menos eficazes. “Outro problema são as reações alérgicas e o agravamento de condições pré existentes, já que o uso de produtos inadequados pode agravar problemas”, explica. 

Usar cosméticos vencidos também é algo que pode parecer inofensivo, mas não é. Além do comprometimento da eficácia, de acordo com a especialista em Cosmetologia, cosméticos vencidos podem conter ingredientes já degradados, que podem provocar irritação e vermelhidão, coceira, queimaduras ou erupções cutâneas. “Também podem propiciar o desenvolvimento de bactérias, fungos e outros microrganismos que causam infecções na pele”, afirma a Dra. Fernanda. 

A CEO da Cosmobeauty explica que cada produto cosmético lançado no mercado passa por uma série de testes e conta com toda regulamentação necessária para não causar danos e evitar falsas alegações sobre os resultados esperados. “É por isso que é muito importante não usar produtos sem qualquer orientação ou pesquisa, além de estar atento às indicações de uso e ao prazo de validade”, orienta. “Sempre cheque a credibilidade do laboratório ou rastreie a origem do produto antes de usar”, complementa.

A Dra. Fernanda acrescenta que alguns produtos cosméticos contêm substâncias que podem interferir até mesmo no sistema endócrino, causando desregulação hormonal em algumas pessoas. 

Confira dicas para fazer o skincare com segurança:

  • Conheça seu tipo de pele e preste atenção às reações: Isso é importante para saber quais tipos de produtos e procedimentos tendem a ser os mais indicados e/ou evitados.
  • Consulte um profissional: Ele vai orientar sobre produtos e procedimentos que devem ajudar a sua pele ou que não devem ser utilizados.
  • Pesquise sobre os produtos e leia os rótulos: Fique atento a possíveis alérgenos e à data de validade.
  • Siga as instruções de uso: Não tente usar algo que é para o corpo no rosto, por exemplo. Ou, ainda, usar várias vezes ao dia algo que é indicado para ser usado uma vez por semana.
  • Lembre-se de manter a pele hidratada e de passar protetor solar diariamente.

Sobre a Cosmobeauty

Presente há mais de 23 anos no mercado, a empresa apresenta de forma constante ao mercado de beleza lançamentos na área da cosmetologia e tratamentos profissionais estéticos. Buscando constantemente inovações tecnológicas com desenvolvimento de produtos de alta performance, a Cosmobeauty, que está em expansão, visa atendimento integral com protocolos personalizados e produtos home care dermocosméticos para aperfeiçoar os tratamentos realizados nas clínicas, focados em clareamento de hipercromias, propostas rejuvenescedoras, limpeza de pele profunda, tratamentos redutores de medidas, detox, firmadores, entre outros, de âmbito estético. Todas as lojas-conceito dispõem de Centro de Treinamento Educacional Cosmobeauty Academy, que promove cursos de extensão e aprimoramento para os profissionais da área.

Ao longo desses 23 anos de história, a empresa recebeu importantes premiações no segmento, como: Tricampeã do prêmio Les Nouvelles Categoria Empresarial Inovação e Tecnologia em Produtos; Prêmio Estética Business Awards como melhor produto facial e corporal;  Prêmio Nacional de Inovação Estética Beauty Fair.

Acesse https://www.cosmobeauty.com.br

Sobre a Dra. Fernanda Sanches

É farmacêutica bioquímica e especialista em cosmetologia. Possui pós-graduação em homeopatia, diversos cursos de extensão em manipulação de cosméticos e MBA em marketing e vendas. No ano 2000, Fernanda começou a empreender no mundo da beleza e lançou duas marcas, a Cosmobeauty — focada em produtos para profissionais da estética e cujo nome provém da junção de Cosmo (universo) e Beauty (beleza) — e a Biomarine, voltada para o público geral.

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)