De acordo com o Dr. Gustavo Belligoli, especialista ortodontia e harmonização, ao contrário do que é popularmente divulgado, essa solução não exige grande desgaste no esmalte dos dentes

A busca por sorrisos perfeitos tem levado a constantes inovações no campo da odontologia estética. Entre as mais recentes e controversas, está a utilização de lentes de contato para os dentes. Diferentemente das facetas tradicionais, esse método tem conquistado espaço, principalmente devido à sua aplicação, trazendo benefícios tanto para os dentistas quanto para os pacientes.

Feitas  por parte de um grande percentual dos dentistas do país, as lentes de contato dentais se popularizaram por seu resultado ágil e, muitas vezes, surpreendente.

De acordo com o Dr. Gustavo Belligoli, odontólogo especialista em Implantodontia, Ortodontia e Harmonização com pós-graduação em prótese e oclusão, uma das revoluções mais significativas nesse cenário é a adoção do Fluxo Digital na confecção dessas lentes. “Ao contrário do método tradicional de moldagem com a desconfortável massa na boca do paciente, o Fluxo Digital incorpora scanners 3D e fresadoras, semelhantes a impressoras especializadas na criação de dentes”, revela.

Tecnologia desenhando sorrisos

Uma das características marcantes do Fluxo Digital é a capacidade de utilizar programas de desenho dental avançados. “Esses programas permitem que o dentista e o paciente visualizem o resultado final previamente, representando uma mudança significativa em relação ao método tradicional, onde o paciente só visualizava o resultado final após o procedimento”, pontua.

Segundo o especialista, ao finalizar o desenho dental, os dentes são “impressos” em porcelana, proporcionando uma previsibilidade que não existia anteriormente. “Essa abordagem elimina a incerteza e permite eventuais ajustes no molde antes da aplicação final”, declara.

Controvérsia no desgaste dental: facetas versus lentes de contato

Um ponto crucial e que gera debates  entre os pacientes é o desgaste dental associado a esses procedimentos. Enquanto as facetas tradicionais tendem a desgastar consideravelmente os dentes, as lentes de contato dental, especialmente aquelas produzidas no Fluxo Digital, minimizam significativamente esse efeito.

Para Belligoli, a utilização dessa tecnologia representa um avanço fundamental, tendo em vista que o desgaste dental mínimo é essencial para a saúde bucal a longo prazo. “A capacidade de preservar a estrutura natural do dente enquanto aprimora a estética é um dos principais benefícios das lentes de contato”, relata.

O universo da odontologia estética está em constante evolução, e as lentes de contato dentais representam um capítulo importante nessa história. “Com essas inovações, os dentistas têm a oportunidade de oferecer aos pacientes sorrisos personalizados com previsibilidade e controle aprimorados. A controvérsia em torno do desgaste dental destaca a importância de abraçar tecnologias que não apenas transformam sorrisos, mas também protegem a saúde bucal a longo prazo”, finaliza.

Sobre Gustavo Belligoli

Dr. Gustavo Belligoli é odontólogo graduado pela UFMG e especialista em Implantodontia, Ortodontia e Harmonização Orofacial. Possui pós-graduação em prótese e oclusão, ortodontia e mestrando em Harmonização Orofacial pela European Face Institute do Porto- Portugal.

A abordagem do profissional é pautada no uso de técnicas e materiais de última geração, o que garante que aqueles que buscam seus serviços possam contar com o que há de mais avançado em termos de tecnologia e inovação.

Sua clínica disponibiliza espaços modernos e sofisticados para dar todo o suporte necessário a outros profissionais que desejam ter acesso a uma estrutura sofisticada e uma equipe aliada a técnicas avançadas.

Para mais informações, acesse o site ou as redes sociais em @drgustavobelligoli.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)