Psicólogo sugere estratégias de enfrentamento que podem ajudar quem passa pelo problema

A expressão “Jetlag emocional” é referente a uma espécie de descompasso emocional que as pessoas podem experimentar após eventos que alteram significativamente suas rotinas ou expectativas emocionais. 

Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, o jetlag emocional ocorre quando há uma mudança abrupta no ambiente emocional ou nas experiências vividas. “As causas podem variar. Pode ser algo como mudar de emprego, terminar um relacionamento, perder um ente querido, ou até eventos positivos, como o nascimento de um filho”, explica. 

O especialista afirma que os sintomas do jetlag emocional podem incluir sentimentos de tristeza, ansiedade, desorientação, dificuldade de concentração e mudanças no apetite ou padrões de sono. “É uma sensação de não estar completamente adaptado à nova realidade emocional”, diz. 

Quem está passando por uma fase dessas pode buscar ajuda terapêutica e também construir estratégias de enfrentamento para conseguir melhora. “Terapia e aconselhamento podem ser muito úteis, já que um psicólogo pode ajudar a pessoa a entender e processar suas emoções. Além disso, é importante manter uma rotina regular, praticar atividades físicas, buscar suporte social, dedicar-se a hobbies ou interesses pessoais e praticar técnicas de mindfulness ou meditação. É necessário também reconhecer e aceitar que a adaptação a grandes mudanças emocionais leva tempo”, observa Danilo Suassuna. 

O doutor em psicologia também ressalta que o apoio de amigos e familiares é fundamental nesta fase. “Eles podem oferecer um ouvido atento, encorajar a pessoa a falar sobre seus sentimentos, oferecer companhia e assegurar que ela não está sozinha neste processo. Às vezes, simplesmente estar presente e disponível pode fazer uma grande diferença”, afirma.

O especialista observa que se não for tratado, o jetlag emocional pode levar a problemas mais graves, como depressão ou ansiedade crônica. “Lembro também que o jetlag emocional é uma resposta natural a mudanças significativas na vida. Não é um sinal de fraqueza, mas sim uma parte do processo de adaptação. Seja gentil consigo mesmo e permita-se o tempo necessário para se ajustar, buscando ajuda sempre que necessário”, finaliza. 

Sobre Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna. 

Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)