Vanessa Ferraz, especialista da BF Colchões, destaca a higiene do sono, o ambiente adequado e o colchão utilizado como os principais pontos aos que desejam ter noites de descanso reparadoras

Dormir bem, com a garantia de noites de sono mais tranquilas e efetivas, está entre os objetivos de muitas pessoas neste começo de ano. No entanto, mais do que ir se deitar mais cedo, para que consiga cumprir com o tempo mínimo recomendado de sete horas de sono, algumas iniciativas podem ajudar aos que enfrentam uma dificuldade maior, tanto para adormecer, quanto para que esse período de descanso seja interrupto. De acordo com Vanessa Ferraz, especialista da BF Colchões, seguir um passo a passo de higiene do sono, avaliar o ambiente onde se dorme e o colchão utilizado, pode ser fundamental para que essa meta se concretize.

“Dormir bem é essencial a todos, especialmente aos que começam este ano em busca de hábitos de vida saudável. Não basta seguir uma dieta equilibrada, beber mais líquidos e fazer exercícios físicos se o sono continuar desalinhado, afinal, é durante este período que o nosso organismo se regula e consolida diferentes funções. A partir de algumas dicas simples esta missão é mais do que possível”, destaca Vanessa.

  1. Faça uma boa higiene do sono

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer a higiene do sono, mas acredite, vai muito além de evitar as telas algumas horas antes de dormir. Tomar sol durante alguns minutos diariamente, fazer refeições mais leves no período noturno, manter-se hidratado ao longo do dia, praticar exercícios, limitar o consumo de cafeína e de álcool, bem como procurar atividades relaxantes um pouco antes desse período, como a leitura de um livro, são essenciais.

  1. Garanta um ambiente tranquilo e arejado

Essa dica pode ser considerada como parte da higiene do sono também, mas vale o destaque devido à sua importância aos que procuram como dormir melhor. Preparar o ambiente onde irá dormir pode tornar tudo mais fácil, inclusive, para que se adormeça mais rápido. O cômodo deve estar arejado e fresco, com pouca ou nenhuma luz artificial e sem ruídos. A cama, por exemplo, deve estar organizada e ser utilizada apenas para dormir, sem ser dividida com outros objetos que não sejam os lençóis e as cobertas.

  1. Verifique seu colchão

Item essencial aos que desejam dormir bem, o colchão merece a devida atenção. Nesse sentido, a especialista da BF Colchões ressalta a importância dos rodízios quinzenais e a avaliação quanto ao prazo de validade das estruturas. Colchões mais antigos podem oferecer risco à saúde, principalmente quando se pensa na proliferação de ácaros, que são capazes de desencadear episódios frequentes de alergias e outros problemas respiratórios, como a rinite e a asma.

“O rodízio horizontal deve ser feito a cada 15 dias, girando o colchão na cama para inverter os pontos que sentem mais a pressão do corpo. Todo modelo apresenta um prazo de validade que varia entre cinco e dez anos, dependendo de como ele é conservado e utilizado. Algumas pessoas relatam que seu colchão possui 20 ou 30 anos e que ainda está em perfeitas condições, mas isso na verdade é um grande risco. Ao sentir desconfortos frequentes após as noites de sono, é sinal de que está na hora de avaliar suas condições e se chegou o momento de trocá-lo”, aponta Vanessa.

  1. Escolha um bom colchão

Se é chegada a hora de trocar o colchão, a especialista da BF Colchões dá algumas dicas que podem ajudar a eleger a opção ideal. Vanessa explica que essa escolha vai depender da necessidade e preferências de cada um. No entanto, o colchão deve garantir o conforto e o relaxamento de várias formas, oferecendo o suporte adequado à coluna, reduzindo os pontos de pressão em áreas como ombros, quadris e joelhos, e isolando os movimentos, no caso dos que dormem com seus parceiros.

“Ao escolher um novo colchão, alguns pontos importantes a serem considerados são o tamanho e o tipo de conforto, que vai desde o macio até o mais firme ou extrafirme, como os ortopédicos. Outro fator relevante é a densidade, que quanto mais alta, consegue oferecer um suporte de peso maior. Sabendo do desafio que é este processo de escolha, a BF Colchões tem um canal no YouTube com diversos vídeos explicativos, que podem ajudar aos que têm dúvidas sobre o colchão ideal”, destaca. 

Ainda de acordo com a especialista da BF Colchões, ao escolher um colchão, avaliar os selos de certificação é extremamente importante. Além do INMETRO, uma certificação obrigatória aos colchões comercializados no Brasil, Vanessa destaca o selo do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso); uma análise criteriosa, que testa os produtos em diferentes etapas relacionadas à dimensão, densidade, resistência, deformação, entre outras. Atualmente, somente seis fabricantes são homologados sob sua chancela – entre elas, a BF Colchões – em todo o país.

Sobre a BF Colchões

Com mais de 55 anos de história, a marca brasileira BF Colchões é atualmente líder em vendas pela internet e a Nº 1 em avaliação dos clientes. Carregando o propósito de fazer com que o máximo de pessoas possam dormir bem e sonhar, a companhia investe continuamente em alta tecnologia e inteligência aplicada ao sono. Matérias-primas premium, os mais rigorosos padrões de certificação de qualidade e responsabilidade ambiental, em sintonia com os Objetivos de Sustentabilidade (ODS) da ONU, são alguns dos diferenciais impressos em cada solução desenvolvida e apresentada aos consumidores. Com um parque fabril de mais de 50 mil m² em Maringá (PR) e mais de 800 colaboradores, a marca produz um amplo portfólio de diferentes tipos de colchões, camas box, pillow top, travesseiros, puffs, futons e camas pet.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)