Ação desarticula esquema de tráfico de drogas de grupo criminoso Luso-Brasileiro

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25/01), a Operação Degredo, com a finalidade de combater o tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Os policiais cumprem, nesta manhã, três mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva nas cidades de Santos (SP) e São José do Rio Preto (SP).

A investigação teve início em junho de 2023, após a apreensão de aproximadamente 43 quilos de cocaína escondidos dentro de um trator que estava programado para ser exportado para Portugal. Identificou-se que a empresa exportadora foi estabelecida por um grupo de portugueses, com a suposta colaboração de brasileiros. O objetivo era a exportação de cocaína para a Europa, disfarçada em operações comerciais legítimas, utilizando máquinas agrícolas como fachada.

Após a apreensão inicial da droga, os três principais suspeitos evadiram-se do País. Contra eles, foram expedidos mandados de prisão preventiva com a determinação de Difusão Vermelha pela Interpol, sendo agora considerados fugitivos internacionais.

O nome da operação, “Degredo”, faz referência à punição prevista no corpo de leis português, que consistia no envio de condenados para colônias ou para as galés, onde cumpririam suas sentenças. O degredo era aplicado a pessoas condenadas aos mais diversos tipos de crimes pelos tribunais da Coroa ou da Inquisição.

A Polícia Federal em Santos continua seu compromisso com a segurança nacional e a ordem pública, mantendo vigilância constante e efetuando ações decisivas contra o tráfico de drogas e outras formas de crime organizado.

Via | Polícia Federal (PF) Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)