Para estimular hábitos saudáveis, a Cooperativa Médica mantém um núcleo de saúde preventiva, com programas voltados ao bem-estar de seus beneficiários 

Início de ano é tempo de renovar metas, concluir o que não foi possível, buscar mudanças e até novos rumos. O que poucos se perguntam é se há energia suficiente para tudo isso. É preciso ter claro que boa saúde é o combustível que faz chegar em qualquer lugar. Esta conquista depende, porém, de diversos fatores – físico, mental, social, espiritual – e no equilíbrio entre eles reside a fórmula para viver mais, e melhor.  

“Para ter saúde, eu preciso ter uma condição que me permita manter minhas funções orgânicas e mentais dentro de um equilíbrio satisfatório”, detalha o Dr George Salvador, médico especialista em medicina do esporte e que coordena programas de saúde preventiva na Unimed Cuiabá. Ele se refere à nossa capacidade de usar as próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a comunidade – referenciando o que preconiza a OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Segundo ele, isso depende de fatores básicos que precisam estar em harmonia: 1) atividade física regular; 2) sono restaurador; 3) hidratação sustentável; 4) alimentação balanceada. “É isso que vai garantir ao organismo as condições que precisa para se manter em homeostase, ou seja, com equilíbrio pleno de todas as suas funções metabólicas”. E se a motivação para regular estes quatro itens não aparecer espontaneamente, a dica é: foque na disciplina para alcançá-los. 

Mas como manter tudo em dia na correria atual? Frente a tantas telas e compromissos? “Precisamos de hábitos e rotinas que norteiem uma vida saudável e com mais qualidade – daí o termo: “qualidade de vida”. E tudo começa na atividade física, cuja frequência e intensidade variam conforme a idade e condicionamento de cada um. Para ajudar, existem os médicos do exercício do esporte que direcionam um check up e, através de sua avaliação, prescrevem e indicam os melhores caminhos.  

“A atividade física é o motor, força motriz que estimula o organismo a produzir e liberar uma série de substâncias neuroendócrinas que atuam no corpo inteiro. Atividades regulares nos permitem fornecer ao corpo o que ele precisa para se manter equilibrado e funcional, ou seja, é a base para o bem-estar em todas as fases da vida”. É indicada desde a 1ª infância, estimulando a pssicomotricidade, até a 3ª idade, prevenindo doenças cardiovasculares e outras silenciosas. 

Considere os benefícios – Atividade física melhora a frequência cardíaca, reduz a glicemia e os triglicérides, ajuda no controle da pressão arterial e do peso. Também atua na manutenção do cálcio ósseo, músculos e na prevenção de doenças crônicas degenerativas. “Exercícios geram bem-estar capaz de ampliar nossa capacidade mental, nos fazendo pensar além e a refletir sobre outros campos da vida – ajudando assim no lado emocional e espiritual”. 

Movimentar-se ainda libera serotonina, dopamina, ocitocina e gluts que transportam o açúcar do sangue para o músculo queimar, reduzindo assim o risco da diabetes. Já a endorfina é capaz de regular a dor e a satistação, estimular a cognição e ativar respostas antiestresse e ansiedade. “Por tudo isso, acredite: praticar exercícios físicos regularmente pode melhorar sua relação com a família, amigos e, especialmente, consigo mesmo”. 

O outro lado – Bem-estar pressupõe saúde. E um não existe sem o outro. Por isso, quando o organismo não consegue gerenciar plenamente suas funções, entra no que chamamos de “estado de doença” – seja física, mental ou espiritual – reduzindo nossa capacidade de interagir com o meio. “É preciso considerar ainda que estamos saindo de uma pandemia, que trouxe medo, ansiedade e isolamento. Vivemos, portanto, um período de ressocialização”.  

Viver Bem, Saúde Preventiva – Iniciativa voltada ao bem-estar dos beneficiários da Unimed Cuiabá, com equipe multidisciplinar de médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros — sob a missão de incentivar a mudança de hábitos, reduzir fatores de risco e prevenir doenças. Os programas são: Sob Controle (hipertensão); Movimente-se (exercícios físicos); Superação (emagrecimento); Inspirar (antitabagismo); Comida Certa (alimentação), Doce Vida (diabetes); Mãe Coruja (amamentação) e o líder Viver Melhor (melhor idade). 

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)