A prefeitura de Rondonópolis finalizou neste sábado (16), no residencial Cidade de Deus, um grande mutirão de serviços sociais e de limpeza de áreas públicas. Os trabalhos que se iniciaram ainda na quarta-feira (13), compreenderam a limpeza de áreas públicas, bem com das vias do bairro, recolhimento de bens inservíveis descartados, como sofás, móveis e utensílios; podas de árvores, além do recolhimento do lixo doméstico dos quintais.

Equipes da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, munidas de maquinários pesados, tratores e caminhões basculantes, realizaram a limpeza e remoção dos entulhos e lixo acumulado, nos canteiros de via públicas, bem como nos terrenos públicos e baldios.

Na verdade, esta é a segunda vez que a prefeitura realiza mutirão de limpeza nessa região. Da primeira vez, mais de mil caminhões de detritos foram retirados do local, incluindo ai, a remoção de matagal das áreas públicas e canteiros centrais das avenidas que circundam o bairro.

Já os trabalhos sociais, ficaram a cargo das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Cultura. Durante o encerramento do mutirão, durante todo o dia, equipes da prefeitura realizaram trabalhos sociais, como: inscrições e cadastro no projeto de planejamento familiar, bem como atualizações do cadastro no CadÚnico, e orientações para o recebimento de benefícios sociais como Bolsa Família entre outros; a Educação realizou busca ativa para identificação de crianças em idade escolar fora da sala de aula, orientou as pessoas para matrículas no projeto EJA- Educação de Jovens e Adultos, bem como para a creche e escola infantil.

A Setrat, também esteve presente no mutirão, e ficou encarregada pelo prefeito de promover a revitalização da sinalização horizontal (solo), e construir uma faixa elevada em frente a creche.

As equipes da Saúde, realizaram vacinações, e atualização de caderneta vacinal, aferição de pressão e de glicemia, coleta de preventivo (papanicolau), consulta médica, orientação em saúde bucal, distribuição de kits de saúde bucal, orientação do CAPSad, pesagem do Bolsa Família, triagem, medição de peso, altura.

A secretaria de Promoção e Assistência Social entregou cerca de 100 cestas básicas para as famílias que já possuem cadastro, distribuiu 100 panetones e 100 caixas de chocolate.

além disso fez atualização do cadastro único, auxiliando aqueles que estão com problemas no cadastro do Bolsa Família, para que possam voltar a receber o benefício.

A Secretaria de Cultura, organizou apresentações culturais de dança, onde um grupo de crianças integrantes do “Projeto Arte Educação”, realizaram apresentações de balé. A Banda Musical de Rondonópolis, Bamur, animou a festa executando diversos números musicais.

O prefeito José Carlos do Pátio se reuniu com a comunidade, ouviu demandas e se comprometeu em atender algumas, como a construção de uma faixa elevada em frente a creche, revitalizar a sinalização das ruas e avenidas, e construir uma praça/área de lazer no Cidade de Deus.

O mutirão foi realizado através de um esforço conjunto de várias secretarias e a Coder, lideranças comunitárias e contou com a presença dos vereadores Reginaldo Santos e Kazagrande, e do presidente do Sanear, Paulo José Correia.

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)