5 dicas para não cair em golpes no Natal
,

5 dicas para não cair em golpes no Natal

Advogado especialista reforça cuidado com ofertas, mensagens e ligações suspeitas

O Natal é uma época festiva, repleta de alegria e generosidade, mas também pode ser um período em que golpistas se aproveitam para aplicar golpes. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que, nesta época do ano, a aglomeração e a distração na hora de pagar as compras nas lojas e shoppings criam o ambiente ideal para que golpistas descubram senhas e troquem cartões físicos.

Sendo assim, para garantir que as datas comemorativas sejam tranquilas e com segurança, Alisson Santos, advogado e cofundador da Forum Hub, plataforma de serviços jurídicos,  selecionou cinco dicas importantes para evitar cair em golpes durante as festividades natalinas:

1- Desconfie de ofertas irresistíveis 

Compras online já fazem parte da vida do brasileito, principalmente no Natal, mas fique atento a ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras. Golpistas frequentemente criam sites falsos ou enviam e-mails fraudulentos prometendo descontos extraordinários. Certifique-se de comprar apenas de fontes confiáveis e utilizar métodos de pagamento seguros.

2- Verifique a autenticidade de doações beneficentes

O espírito de generosidade aflora durante o Natal e muitas pessoas buscam contribuir para causas benevolentes. No entanto, é fundamental verificar a autenticidade de organizações beneficentes antes de realizar doações. “Prefira fazer contribuições diretamente nos sites oficiais das instituições e evite fornecer informações pessoais por telefone.” explica o advogado.

3- Proteja suas informações pessoais

Esteja atento a pedidos de informações pessoais, especialmente aqueles recebidos por e-mail ou telefone. Golpistas frequentemente se fazem passar por instituições financeiras ou empresas legítimas para obter dados sensíveis. Nunca compartilhe senhas, números de cartões de crédito ou outras informações confidenciais sem verificar cuidadosamente a autenticidade da solicitação.

4- Mantenha atualizados seus dispositivos de segurança digital

Certifique-se de que seus dispositivos e softwares estejam atualizados com as últimas versões de segurança. Isso inclui sistemas operacionais, navegadores da web e programas antivírus. Manter seus dispositivos protegidos ajuda a prevenir ataques.

5- Cuidado com mensagens e chamadas suspeitas

Golpistas muitas vezes usam mensagens de texto e chamadas para tentar enganar as pessoas. Esteja atento a comunicações que solicitam informações pessoais ou financeiras. Se algo parecer suspeito, entre em contato diretamente com a empresa ou instituição usando os números de contato fornecidos em seus sites oficiais, e não por meio dos dados fornecidos nas mensagens.

“Caso caia em algum golpe, o essencial é recorrer a profissionais qualificados que podem auxiliar com o caso. O números de golpistas tem se aumentado ao longo dos anos, então afirmo que as organizações públicas de segurança saberão como solucionar esse problema” conclui Alisson Santos. 

Sobre a Forum Hub

Forum Hub é uma plataforma B2C & B2B2C online onde as pessoas podem solucionar problemas jurídicos. O aplicativo é o jeito mais fácil de acessar a justiça e buscar soluções para processos de direito do consumidor, direito de família e cível. Com mensagens claras, excelente navegação, e aplicação de generative AI a Forum Hub quer transformar o mercado jurídico brasileiro oferecendo uma alternativa rápida para obter indenização e acessar direitos. Para saber mais: https://forumhub.com.br/.

Via | Assessoria Foto | Arquivo

Share this content:

(Visited 1 times, 1 visits today)
Ver mais: