Sob a gestão da prefeita Eliene Liberato (PSB) a Prefeitura de Cáceres implantou mais de 340 serviços online e atingiu índices que colocam o município como referência em economia e transparência. Os números que referenciam a administração são resultado da implantação da 1Doc, em 2021.

Na época que implantou o sistema, o município buscava otimizar a eficiência dos processos municipais, simplificando tanto para os cidadãos quanto para os servidores municipais os procedimentos. O objetivo era agilizar as operações da prefeitura e reduzir a burocracia.

Após a implantação, Cáceres teve resultados palpáveis de evolução na eficiência, eficácia e melhor atendimento ao público. Atualmente estão disponíveis mais de 340 serviços online para o cidadão/solicitante; mais de 29 mil notificações enviadas automaticamente ao solicitante/mês; uma média de 5.600 assinaturas digitais realizadas ao mês; 35,32% dos protocolos abertos via site; quase 20 milhões impressões poupadas.

Esse números representam uma economia de aproximadamente R$ 36 milhões. Além da agilidade no atendimento a exemplo da emissão de alvarás que passou de um prazo de 30 dias para um dia. O prazo para realização de pregões passou de três a quatro meses para no máximo dois meses.

“Os procedimentos ficam mais célere e mais eficiente, tanto para os cidadãos quanto para os servidores, principalmente na praticidade, ganho de tempo e produtividade. A redução de tempo para geração de alvará e isenção de IPTU foi muito significativo”, comentou a prefeita Eliene.

No quesito transparência, outro importante avanço foi a doção de licitações 100% online. A transição para um ambiente digital elimina barreiras físicas e burocráticas, permitindo que empresas participem de forma remota, ampliando a concorrência e fomentando a competitividade. Além disso, a realização de pregões online resulta em uma considerável redução no tempo necessário para conduzir todo o processo, desde a publicação do edital até a conclusão da licitação.

Referência em gestão

Recentemente, a prefeita Eliene Liberato também representou o município na premiação Cidades Inovadoras. A gestão de Cáceres foi reconhecida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), como uma das mais eficientes nos eixos de educação, inovação, saúde, tecnologia, economia e governança em Mato Grosso.

Além disso, a gestão da prefeita  Eliene Liberato foi reconhecida pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM) pelos avanços do município no combate às mudanças climáticas no Brasil, por meio de políticas públicas eficientes.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)