Seja em ambientes quentes ou frios, especialista recomenda medidas de prevenção para as crises alérgicas

Ao planejar viagens de férias, especialmente para locais com diferentes condições climáticas, é crucial considerar cuidados específicos para prevenir crises alérgicas. Seja em ambientes quentes ou frios, a adoção de medidas preventivas é fundamental para garantir o bem-estar durante a jornada. Este cuidado prévio não apenas contribui para uma experiência de viagem mais tranquila, mas também evita contratempos relacionados às reações alérgicas.

“Independentemente do meio de transporte escolhido, seja avião, carro ou outros, a preparação inclui estar ciente das condições atmosféricas do destino e possíveis alérgenos presentes”, explica Julinha Lazaretti, bióloga e cofundadora da Alergoshop, rede pioneira no desenvolvimento de cosméticos hipoalergênicos. “O contato com alérgenos comuns, como poeira, pólen ou mofo, pode ser minimizado com precauções simples, como o uso de produtos específicos e a escolha adequada de acomodações”, completa.

A profissional explica que, durante o final de ano, a solução ADF Plus e as Capas Protetoras PVC para travesseiros e colchões, são os itens mais vendidos pela marca. “Ter na mala uma solução que elimine e controle a quantidade de ácaros, fungos e bactérias nos ambientes é essencial. Quando se trata de pessoas que sofrem de asma, rinite e bronquite, o quadro se agrava, demandando um cuidado redobrado”, pontua Lazaretti.

A especialista reforça que, além de aplicar regularmente um produto com essas propriedades, também é preciso atentar-se às acomodações, principalmente aos tecidos, que tendem a acumular micro-organismos. “Sempre que viajo, levo as capas de PVC, que impedem o contato com os ácaros e seus dejetos. Esse controle diminui a necessidade do uso de medicamentos e proporciona melhores noites durante a estadia fora de casa”. O produto mencionado pela bióloga é descrito no Consenso Mundial de Tratamento da Asma e Rinite como parte essencial no controle destas doenças.

Ao escolher alugar uma casa na praia, por exemplo, é vital considerar os potenciais desafios alérgicos associados a ambientes que podem ter permanecido fechados e expostos à umidade e calor. Nestas condições, a proliferação de ácaros e alérgenos é comum. “Para esse caso, recomendo fortemente o uso de capas anti-ácaros e protetores de colchões e travesseiros para reduzir esse problema. Além disso, a aplicação do (ADF) pode ser uma prática eficaz para eliminar ácaros em ambientes que permaneceram fechados por períodos prolongados nessas condições de calor e umidade”, acrescenta Julinha.

Para aqueles que optam por viagens para as montanhas, onde o clima é mais seco e frio, é essencial adotar cuidados especiais contra o ressecamento da pele. O uso regular de hidratantes é importante para manter a pele saudável e protegida contra os efeitos adversos do clima mais árido. A atenção à hidratação da pele não apenas garante conforto durante a estadia, mas também previne desconfortos associados ao ressecamento.

Independentemente do destino eleito para as férias, a precaução contra picadas de insetos também deve ser levada em consideração. Nesse contexto, os repelentes desempenham uma função primordial, constituindo-se como itens valiosos ao estabelecerem uma barreira contra mosquitos e outros insetos. Para aqueles que sofrem as consequências de picadas, a aplicação de produtos como o Alívio Sting, também da Alergoshop, é uma alternativa segura para aliviar as irritações ocasionadas por tais situações, conferindo um tratamento eficaz para os desconfortos associados.

Via | Assessoria Foto | Freepik

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)